MENU
Acionista de mineradora no Pará é denunciada
30/06/2017 06:14 em Notícias

O governo da Noruega, responsável por duras críticas a políticas ambientais do Brasil na última semana, é o principal acionista da mineradora Hydro, alvo de denúncias do Ministério Público Federal (MPF) do Pará e processos judiciais por contaminação de rios em Barcarena, nordeste paraense.

Dono de 34,3% das ações da megaprodutora mundial de alumínio, o governo da Noruega ganhou manchetes em todo o mundo na última semana, após criticar publicamente o aumento do desmatamento na Amazônia. Despertando constrangimento na primeira visita oficial do presidente Michel Temer à Noruega, o país anunciou um corte estimado em R$ 200 milhões nos recursos que repassa ao Fundo Amazônia, destinado à preservação ambiental.

O governo da Noruega disse que a responsabilidade social é "parte central do diálogo entre o ministério e a empresa" e afirmou que foi informado, assim como os demais acionistas, das consequências do derramamento de 2009 pelos relatórios anuais da Hydro.

Para a  reportagem da BBC Brasil, a Hydro questionou as pesquisas utilizadas pela Procuradoria da República, afirmando que os derramamentos da subsidiária Alunorte não representam "ameaças significativas nem para a vida humana nem aquática".

A empresa também não comentou as multas aplicadas pelo Ibama, mas disse que busca diálogo transparente com todos os envolvidos no processo da mineração, que possui rigorosos sistemas de monitoramento de água, solo e ar e que "garantir uma conduta responsável com a sociedade é altamente importante em todas as fases das operações".

 

(Com informações da BBC Brasil)

COMENTÁRIOS