MENU
Trabalhadores em situação de escravidão são resgatados no Pará
02/08/2017 00:15 em Notícias

Flagrantes aconteceram em julho na zona rural de Altamira, sudoeste paraense

 

Dezesseis trabalhadores de uma fazenda em Altamira, sudoeste paraense, foram resgatados por auditores-fiscais do Ministério do Trabalho (MTb) em situação análoga à de escravidão.  O trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Procuradoria do Trabalho e Advocacia da União. O resgate aconteceu no final do julho. As informações são do Ministério do Trabalho nesta terça-feira (1º)

 “Essas ações de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil estão entre as prioridades do Ministério do Trabalho e devem ser potencializadas”, afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O primeiro resgate foi em uma fazenda no distrito de Cachoeira da Serra, em Altamira, onde quatro trabalhadores atuavam sem registro no cultivo de bananas. A 100 quilômetros dali, mais 12 trabalhadores foram encontrados em outra propriedade do mesmo dono, também em situação de trabalho escravo, atuando na criação de bovinos de corte.

Segundo o auditor-fiscal do Trabalho André Luís Aguiar, esses 12 operários estavam em condições piores que os demais, alojados em barracos de lona, tomando água de um riacho e sem instalações sanitárias. Os fiscais constataram que eles eram pagos a cada dois meses, mas o empregador vendia produtos para os empregados, gerando um endividamento que os deixava quase sem salário a receber.

 

Nas duas localidades, os trabalhadores não tinham carteira assinada. Os fiscais do MTb realizaram o resgate e o proprietário assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) emergencial, pagando as rescisões, no valor total de mais de R$ 57 mil.

 

 

Fonte: ORM

COMENTÁRIOS