MENU
Potencial mineral do Tocantins é divulgado em exposição internacional do setor
20/09/2017 05:53 em Notícias

 

O Tocantins está na 17° Exposição Internacional de Mineração (Exposibram) e Congresso Brasileiro de Mineração, evento iniciado na ultima segunda feira (18) e que prolonga-se até amanhã em Belo Horizonte (MG). Os eventos são realizados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e reúnem empresários, representantes de organizações governamentais e privadas para apresentar tecnologias e novidades para o setor mineral.

“O nosso objetivo principal é divulgar o potencial mineral do Estado. Apresentar para investidores quais são os minerais estratégicos e com importância econômica que podem ser encontrados no Tocantins”, frisou a gerente de Mineração Karine Ferraz que participa do evento. “A presença em eventos de grande porte permite o contato direto com representantes de empresas importantes”, acrescentou.

De acordo a gerente, o Tocantins possui minérios de grande importância econômica como zicornita e wolframita. “Esses são minerais estratégicos, pois não são encontrados com facilidade e a aplicação deles é nobre, como por exemplo, para revestimento de reatores nucleares ou na indústria química de alto valor”, explicou.

Atualmente o estado tenta atualizar o mapa geológico com o objetivo de melhorar a competitividade e fomentar o desenvolvimento da atividade minerária. “O trabalho de mineração, feito de maneira ambientalmente responsável, pode contribuir para o desenvolvimento de regiões mais afastadas, onde está o minério, o que contribui para a descentralização do desenvolvimento econômico”, frisou Karine.

Exposibram

É considerada uma das maiores exposições de mineração da América Latina. O evento conta com mais 340 expositores e 470 estandes e a expectativa é receber cerca 40 mil visitantes. O espaço, de 12 mil metros quadrados, reúne as principais mineradoras com atuação global e grandes fornecedores de produtos e serviços.

Durante o evento serão apresentadas as principais novidades em tecnologia, equipamentos, softwares e outros produtos ligados à Indústria Mineral, além de dados sobre investimentos e gestão.

Outros eventos

 

Além da Exposibram, a Seden marca presença em outros eventos do setor mineral. Um deles é a 53ª Semana de Estudos Mínero Metalúrgicos (SEMM), realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, até depois de amanhã, 22 de setembro. O evento conta com palestras, minicursos e visitas técnicas. 

COMENTÁRIOS