MENU
Prefeito de Senador José Porfírio toca o terror em debate para defender mineradora
30/11/2017 06:09 em Notícias

 

Durante o debate sobre as implicações das atividades da Mineradora Belo Sun, um grupo de 30 pessoas, liderado pelo prefeito Dirceu Biancardi (PSDB), da cidade de Senador José Porfírio, invadiu o auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (Ufpa) na tarde de ontém (29). Um boletim de ocorrência foi registrado por servidores e alunos da universidade em resposta aos atos de truculência denunciados. 

Segundo relatos, ele chegou a impedir que a diretora Rosa Acevedo Marin do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Ufpa encerrasse o debate, tendo em vista as alterações dos presentes. Em outro momento, participantes do evento confessaram viver momentos de tensão quando Dirceu decidiu fechar o auditório com todos os participantes ainda dentro. 

A reunião iria apresentar os resultados das pesquisas, iniciadas em julho deste ano, sobre os problemas causados pelas atividades de Belo Monte e da Belo Sun. Na ocasião, porém, foi denunciado que o prefeito teria invadido o local e agido com truculência, além de impedir a fala de pesquisadores, professores e estudantes que estavam reunidos. 

 

Em entrevista, o prefeito Dirceu Biancardi afirmou que o principal motivo das revoltas é a exclusão dos defensores do projeto da mineradora nos grupos de debates ambientais sobre o tema. "A gente acha uma falta de respeito. Era pra gente ter vindo ontem, mas por falta de convite a gente ficou sabendo por terceiros e acabamos vindo hoje. A pauta era outra, mas conseguimos trazer de volta o assunto."

COMENTÁRIOS