MENU
Eldorado dos Carajás e Marabá decretam situação de emergência
17/02/2018 07:10 em Notícias

 

                                          Fortes chuvas e consequente transbordamento dos rios causam desalojamentos

 

As prefeituras das cidades de Eldorado dos Carajás e Marabá, ambas do sudeste paraense, decretaram situação de emergência. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (16). As fortes chuvas que acometem a região nesta época do ano e o consequente transbordamento dos rios e afluentes obrigou o desalojamento de centenas de famílias na área.

Em Eldorado do Carajás, várias localidades ficaram inundadas após as chuvas do último dia 6 de fevereiro. As fortes chuvas vêm afetando o município desde o final de janeiro, o que causou danos humanos, materiais e em obras de infraestrutura pública da área urbana e rural, destacou o decreto da Prefeitura Municipal.

Dentre as localidades afetadas, estão os bairros União e Abaeté. O problema também causou o isolamento de nove comunidades e oito projetos de assentamento: Cajueiro, Pedra Furada, Cibe, Poção do Óleo, Grota do Cajá, Grota do Coco, Castanheira, Itaúba/São José, Agrovila, São Francisco,  Baguá,  Bamerindus, Boca do Cardoso, Alto Bonito do Axixá, Gameleira, 17 de Abril e Cabanos.

Ao todo, 2.771 famílias foram afetadas, das quais 160 estão desalojadas e 26 desabrigadas no perímetro urbano e 2.585 estão isoladas na zona rural do município.

Já na cidade de Marabá, as cheias dos rios Tocantins e Itacaiúnas por conta do elevado índice pluviométrico atingiu cerca de 300 famílias nos  Núcleos Marabá Pioneira, Nova Marabá e Cidade Nova, especificamente nos bairros Vila Canaã, Santa Rosa, Magalhães Barata, Folhas 33, 25 e 16, Liberdade, Independência, São Miguel da conquista, Filadélfia, Carajás I, II e III e Amapá.

De acordo com dados da Defesa Civil do Pará, nos primeiros 15 dias de fevereiro, já choveu 94% do volume esperado para o mês inteiro na região. No dia 14 de fevereiro, o rio estava a 10 metros e 90 centímetros acima do seu nível normal, segundo o órgão.

 

COMENTÁRIOS