MENU
Uepa promove seminário sobre combate ao extermínio da juventude negra
07/06/2018 00:04 em Notícias

Para debater sobre o desenvolvimento humano na região amazônica e contribuir para a solução de problemas como a violência e o extermínio da juventude negra, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai sediar, hoje (7) e amanhã (8) de junho, o I Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento é organizado pelo Observatório de Estudos em Defesa da Juventude Negra (Obej) e tem como objetivo buscar convergências para a justiça social no Brasil, e iniciar um debate sobre o tema.

O seminário vai reunir estudantes, professores, movimentos sociais, organizações não governamentais, instituições políticas e a comunidade em geral. A organização visa encontrar soluções para os problemas sociais levantados e aprimorar o debate por meio de questionamentos e reflexões sobre os extermínios, que atingem principalmente a juventude das favelas e periferias.

A indagação da temática é inspirada pela realidade da população negra brasileira. Segundo o relatório apresentado pelo Atlas da Violência de 2017, a cada 100 pessoas que são assassinadas no Brasil, 71 são negras. Os jovens negros do sexo masculino, na faixa etária de 14 a 29 anos, continuam sendo a maioria das vítimas de homicídios no país, sendo a maior parte moradores de periferia, com uma renda de até dois salários mínimos por mês.

A programação do evento mescla atividades comuns do meio acadêmico, como mesas redondas, com atividades diversificadas, como reuniões, feiras e atividades culturais com enfoque em música. O seminário, que vai de 9h às 20h no primeiro dia e de 9h às 17h no segundo, é gratuito e as inscrições serão realizadas no local do evento.

COMENTÁRIOS