MENU
Há 169 anos começava expedição "Tocantins Superior"
27/06/2018 00:47 em Notícias

No dia 26 de junho de 1849, por determinação do presidente da Província do Grão-Pará, Jerônimo Francisco Coelho, começava no porto de Belém expedição denominada “Tocantins Superior”. Tinha como objetivo restaurar um velho presídio erigido em 1802, na confluência do Tocantins com o Araguaia.

A finalidade era também de se instalar uma povoação para dar suporte às embarcações, com cargas e mercadorias, que eram negociadas pelos comerciantes dos estados do Pará e Goiás, na rota tocantina entre Belém (PA) e Pedro Afonso (GO), no denominado Alto Tocantins. Exploradora e colonizadora,  expedição era composta de uma flotilha de 11 pequenas embarcações, com 92 pessoas pertencentes ao presídio militar, familiares, além de trabalhadores contratados como remadores.

Para chefiar a expedição, Jerônimo Francisco Coelho nomeou o Tenente Coronel João Roberto Ayres Carneiro e como comandante da futura Colônia, o Tenente do 4º Batalhão de Caçadores, Constâncio Dias Martins. Como missionário e capelão do Presídio, o religioso carmelita Frei Manoel Procópio do Coração de Maria.

Os registros históricos da Typografia Santos & Filho, de Belém (1849) revelam que a expedição trazia abundante munição, armamento, ferramentas, objetos de serviço agrícola e alimentação básica, uma vez que havia animais silvestres em abundância, assim como peixes de todas as espécies no rio Tocantins.

Os exploradores tiveram muitas dificuldades para atravessar as perigosas cachoeiras de Capitariquara, Itaboca, Canal do Inferno, Mãe Maria, entre tantas outras, até alcançarem o velho presídio. Somente no dia 16 de julho, de 1852, sob a liderança de Frei Manoel Procópio, parte da expedição chega para fundar a Colônia de Santa Teresa, hoje, Imperatriz.

Publicado em: 26/06/2018 por Domingos Cezar

COMENTÁRIOS