MENU
Temer recebe vice-presidente dos EUA para falar sobre imigrantes
27/06/2018 00:57 em Notícias

Mike Pence e presidente Temer conversaram sobre a situação dos menores brasileiros separados dos pais em solo americano.

 
 
 

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, foi recebido nesta terça-feira (26) pelo presidente Michel Temer, em Brasília. Os dois conversaram sobre a situação dos menores brasileiros separados dos pais em solo americano.

É a primeira visita do vice-presidente americano desde a posse de Donald TrumpMike Penceentrou pela lateral do Palácio do Planalto e foi direto ao terceiro andar.

O encontro, no gabinete presidencial, foi uma oportunidade para avaliar como andam as relações entre Brasil e Estados Unidos. As pendências provocadas pelo jogo duro do governo Donald Trump nas políticas de comércio e de imigração.

As barreiras tarifárias impostas por Trump ao aço e ao alumínio brasileiro foram tratadas. Diplomatas afirmam que essa questão está razoavelmente resolvida. Mas nada foi anunciado.

A conversa mais demorada foi sobre as crianças brasileiras separadas dos pais que entraram ilegalmente nos Estados Unidos. O consulado tem registro de 51 brasileirinhos nessa situação. Temer tocou no tema.

“Eu disse que se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e o governo brasileiro. Pedi, por isso mesmo, sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias. Eu assinalei até que o nosso governo está pronto a colaborar no transporte dos menores brasileiros de volta ao Brasil, se esse, naturalmente, for o desejo das famílias”, declarou Temer.

O vice Mike Pence, mostrou boa vontade.

"Estamos trabalhando para reunir as famílias, inclusive famílias brasileiras que estão nesta situação. Vamos fazer acontecer", disse.

Mas não sem antes alertar que o governo Trump vai seguir irredutível na política de segurança de fronteira. Incluiu Guatemala, Honduras e El Salvador.

"Não arrisquem a vida tentando entrar via traficantes de pessoas. Se não têm condições de entrar legalmente, não venham. Construam suas vidas em suas pátrias”, afirmou Pence.

O tema convergente foi Venezuela. Pence disse que o Brasil pode fazer mais para isolar o regime de Nicolás Maduro. Que, segundo ele, é uma ameaça à segurança coletiva no hemisfério. Ele visita, na quarta-feira (27), um abrigo de venezuelanos na Amazônia e prometeu ajuda financeira aos que estão fugindo do país: US$ 30 milhões para que os venezuelanos tenham casas e US$ 1,2 milhão diretamente para o governo brasileiro enfrentar o problema.

 

Fonte: O Globo

COMENTÁRIOS