MENU
I Workshop de Ciências Naturais é realizado a escola municipal Luís Carlos Magno
30/09/2018 09:48 em Notícias

 

Foi realizado na manhã da sexta-feira (28) o I Workshop de Ciências Naturais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luís Carlos Magno, localizada no bairro Amazonas. A ação faz parte do Projeto “Ciência na Sala”, que objetiva proporcionar aos alunos aprendizagem signicativa dos conteúdos de ciências, promover a cultura científica e divulgar as atividades desenvolvidas em sala de aula.

 

 

De acordo com aluno Henrique Mineiro, de nove anos de idade, o projeto inicial desenvolvido por sua turma foi ideia do seu professor de biologia, que propôs aos alunos trabalhar com reações químicas. “Resolvemos simular uma explosão de um vulcão, usando vinagre e bicarbonato de sódio, e assim também, explicamos como funciona este tipo de reação”, disse.

 

Ao falar da importância do workshop de ciências, Henrique explica que, com atividades deste tipo, fica mais fácil de aprender, pois se vivencia a prática dos conteúdos vistos na teoria, em sala de aula. “Com certeza essas atividades são importantes, pois assim nós temos contato com os reagentes químicos aos quais, em sala de aula, só ouvimos falar. Acredito que fica bem mais fácil de aprender”, explicou Henrique.

 

Professora de Ciências, Gilsilane Borges trabalhou dois temas com sua turma ecossistema e matéria e energia.

A professora de ciências, Gilsilane Borges abordou dois temas durante as exposições, são eles: ecossistema e matéria e energia, onde seus alunos tiveram que simular, em um dos corredores da escola, um ambiente natural, característicos do ecossistema Amazônia. Segundo a professora, este tema foi escolhido devido a experiência que seus alunos já têm com o meio ambiente local. “Como eles já vivenciam a realidade local, onde seu território fica dentro da Floresta Nacional de Carajás, ficou bem mais fácil para eles se familiarizarem com o projeto.

 

Então pedi para que trouxessem elementos que pudessem compor um ambiente natural e, a partir daí trabalhar as questões ecológicas existentes neste território”, disse.

Ainda de acordo com a professora, trabalhar os conteúdos desta maneira, incentiva os alunos a interagir e vivenciar mais os conteúdos aprendidos em sala de aula.  Para finalizar, ela elogiou ainda a capacidade criativa de seus alunos. “Estou muito orgulhosa, pois meus alunos têm se mostrado muito criativos e engenhosos”, frisou ela.

 

Diretor da escola Luís Carlos Magno e idealizador do projeto, Enivaldo Pereira Belém.

O diretor da escola, Enivaldo Pereira Belém, idealizador do projeto, falou um pouco sobre os principais objetivos do Workshop. “Este projeto foi pensado no intuito de incentivar os alunos a praticar os conteúdos que foi desenvolvido em sala de aula, trabalhando eles na forma de projetos que melhorem a capacidade cognitiva destes alunos”, explicou.

Confira outros projetos apresentados durante o Workshop:

 

 

Fonte: Carajás "O Jornal" (Da redação)

COMENTÁRIOS