MENU
Eleitores vão as urnas para escolher seus representantes para os próximos quatro anos
07/10/2018 06:46 em Notícias

Hoje os brasileiros têm um importante compromisso com o País. É dia de eleger as pessoas que serão responsáveis pela administração do Brasil pelos próximos quatro anos. Serão eleitos hoje senadores e suplentes, deputados federais, estaduais e distrital. Já governadores dos 26 estados e do Distrito Federal, seus vices, bem como o presidente da República e seu vice podem ficar para o segundo turno, previsto para 28 de outubro.

No Brasil, são 147.306.275 cidadãos aptos a votar, espalhados por 5.570 municípios brasileiros e 171 cidades no exterior. Deste total, 59,31%, ou 87.363.098 estão cadastrados no sistema biométrico e 40,69%, ou 59.943.177 votarão sem biometria.

Além destes dados, o Tribunal Superior Eleitoral fez outras contagens em relação a última eleição presidencial. Em 2014, no Brasil eram 142.822.046 eleitores.

Entre as novidades desta eleição foram admitidos pela primeira vez eleitores usando o nome social. No País são 6.280 aptos nesta modalidade.

Além de trabalhar com estatísticas tão representativas, a Justiça Eleitoral ainda tem a tarefa de realizar uma eleição em meio a uma crise institucional e econômica, que, segundo as pesquisas de intenções de votos, mostram que as pessoas com intenção de votar branco ou nulo ultrapassam a casa dos dois dígitos em todo o País.

Neste sentido, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apela para que o eleitor evite o voto de protesto, alegando que quando uma pessoa não vota, ou vota branco ou nulo, deixa que outros decidam em seu lugar.

Integridade

O ministro do TSE Og Fernandes participa hoje da auditoria de verificação de autenticidade e integridade do sistema da urna eletrônica. O evento está previsto para às 6h30 na 14ª Zona Eleitoral, localizada na 510 Norte, em Brasília-DF e consiste na conferência, por técnicos e auditores da Justiça Eleitoral, de todos os sistemas que estão instalados nas urnas eletrônicas.

O objetivo é verificar se dados que constam no equipamento correspondem aos que são informados pelo TSE. A auditoria de verificação integra o conjunto de medidas para fortalecer a segurança e confiabilidade no sistema eletrônico de votação.

Cola

O TSE lembra que neste ano o eleitor vai votar para escolher seis candidatos. Ao final da votação terá e acionado as teclas da urna eletrônica 25 vezes. Para ajudar o eleitor, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem nomes e números de seus candidatos, na ordem de votação e disponibiliza em seu site um modelo da chamada cola eleitoral.

 

COMENTÁRIOS