MENU
HOJE: Enem para Privados de Liberdade é aplicado em unidades prisionais e socioeducativas
11/12/2018 01:55 em Notícias

 

Hoje (11) e amanhã (12), nestas terça e quarta-feira, reeducandos do Sistema Prisional e adolescentes do Sistema Socioeducativo, realizam o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2018). Neste ano, com reforço na mobilização para adesão da prova, 97,5% dos estabelecimentos penais e duas das nove unidades de atendimento Socioeducativo ofertam o exame.

Assim como o Enem Nacional, as provas para presos adultos e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas são elaboradas e realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), porém são aplicadas nas unidades penais e socioeducativas.

Antes da adesão ao Enem PPL, os responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional informam aos detentos as datas e outras informações relacionadas à prova. Após, os detentos manifestam interesse na participação do processo seletivo. São os responsáveis pedagógicos de cada unidade que realizam as inscrições dos internos no Enem PPL, acessam os resultados obtidos pelos participantes e também pleiteiam a participação do reeducando no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à Educação Superior.

As provas são divididas em dois dias e são constituídas por uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, compostas por 45 questões de múltipla escolha.

Nesta terça, 11, serão aplicadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá duração de cinco horas e meia. Já amanhã, quarta, 12, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse dia, a duração será de cinco horas.

COMENTÁRIOS