MENU
Prefeito Darci Lermen faz balanço de dois anos de governo em Parauapebas
23/12/2018 13:01 em Notícias

As últimas semanas foram de muita expectativa e apreensão em torno das mudanças de secretários municipais de Parauapebas. Tensão que aumentou depois que o prefeito Darci Lermen (MDB) convidou a imprensa para entrevista coletiva na sexta-feira (21). Em pauta, um balanço dos dois anos de governo, planos e projetos para 2019 e a troca de secretários.

 

Mas, foi sem grandes surpresas que Darci Lermen anunciou que as secretarias municipais de Habitação (Sehab), Segurança Institucional (Semsi), Cultura (Secult) e a Procuradoria Geral do Município (PGM) terão novos gestores. E avisou que não divulgaria os nomes neste momento; somente no final do mês.

 

“Ainda estamos tendo algumas conversas, tudo para melhor reorganizar a nossa estrutura, mas as mudanças definitivas serão anunciadas no dia 28. A expectativa é que a transição seja realizada até dia 7 de janeiro,” disse o prefeito.

 

A reforma administrativa está sendo vista pela gestão municipal como necessária para reorganização de trabalho e otimização os recursos, podendo ir além da mudança dos gestores de algumas pastas. Tanto a Secretaria Municipal de Administração (Semad) quanto a de Planejamento (Seplan) coordenaram um trabalho em busca da legitimação da estrutura organizacional da Prefeitura de Parauapebas, que resultou em duas propostas que já estão em apreciação no gabinete.

 

“Nós realizamos um trabalho de escuta, levantamento de informações junto a todas as secretarias, coordenadorias e departamentos. Ao contrário do que muitos pensam, não é questão de extinguir ou criar departamentos, e sim para entender os serviços que são prestados e em que pontos esses serviços estão sendo sombreados [realizados por mais de um órgão],” explicou Darci.

 

Foram quase cinco horas de coletiva, que contou com uma dinâmica diferente, com exibição de vídeos que apresentaram algumas das principais ações de cada secretaria nos dois anos da gestão e ainda o planejamento para 2019. Os secretários responsáveis pelas respectivas pastas contribuíram, esclarecendo dúvidas e respondendo a questionamentos da imprensa.

 

Houve quem tentasse transformar o momento em apresentação de divergências políticas, mas a Assessoria de Comunicação (Ascom) alertou que se tratava de uma coletiva à imprensa e não audiência pública.

 

Saúde

 

Na Saúde, o prefeito anunciou que haverá licitação para que hospitais conveniados realizem 3 mil cirurgias eletivas em 2019. Serão implantados novos postos de saúde nos bairros Rio Verde e Cidade Jardim; os já existentes serão reformados e receberão maiores investimentos para melhor atendimento à população. Darci Lermen reconheceu que é preciso fortalecer a Atenção Básica de Saúde. O prefeito também anunciou a implantação da Casa de Apoio ao Enfermo, em Belém, para oferecer acomodação às pessoas que vão à capital para tratamento.

 

Outro plano é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passe a funcionar onde hoje está a Policlínica, que, por sua vez, seria remanejada para o Pronto Socorro, na Cidade Nova. A ideia é potencializar a UPA como única porta de entrada no SUS. Outro ponto importante destacado pelo prefeito é a construção do Centro de Controle de Zoonoses para o ano que vem.

 

Assistência Social

 

Na área da Assistência Social foi anunciado que, em janeiro, o Projeto Pipa voltará a funcionar na estrutura que foi totalmente reformada. Foi destacado que nesses dois anos o serviço de atendimento de fortalecimento de vínculos atendeu a mais de 600 crianças e adolescentes por meio dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Está prevista a construção do Cras VS10.

 

Mulher

 

Para 2019, a Secretaria da Mulher (Semmu) planeja implantar a Feira da Mulher Empreendedora e elaborar o Observatório de Enfrentamento da Violência contra a Mulher. Para as mulheres do campo, a Semmu pretende levar uma Carreta Itinerante com vários serviços. Na cidade, serão usados dois ônibus.

 

Habitação

 

Recentemente, 2 mil lotes foram sorteados para o Programa Lar da Nossa Gente. Darci Lermen informou que 40 pessoas já foram cortadas por não atenderem aos critérios dos programas sociais de habitação. “De alguma forma burlaram o sistema, mas foram identificados devido à transparência de todo o processo. Temos 30 dias para avaliar o perfil de cada beneficiário e vamos fazer isso com muita seriedade, pois deve ganhar esse lote quem realmente precisa e que se encaixa no perfil do programa,” avisou o prefeito.

 

 

Ele também informou que foi retomada a construção de 1.194 unidades habitacionais na 9ª Etapa do Bairro Nova Carajás. Além dessas, mais mil casas serão construídas no Cidade Jardim pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Produção Rural

 

Na Produção Rural, mais investimentos foram anunciados, com implantação de 40 novos projetos de Leite a Pasto, projetos de ovinos e caprinos e mecanização agrícola.

 

Para o ano que vem, a fruticultura deverá ser potencializada com investimento na produção de culturas, como goiaba, maracujá e acerola, por meio da irrigação. Os investimentos em capacitação técnica para produtores rurais também continuarão em 2019.

 

Obras

 

Algumas das obras anunciadas para 2019 foram a reforma de todas as praças da cidade, começando pela Mahatma Gandhi, e a construção de praças no Lago, nos bairros Nova Carajás, Da Paz, Cidade Jardim, Novo Brasil e Ipiranga, entre outros; além de melhoria e construção de ciclovias. O início de obras de infraestrutura no Bairro Betânia está previsto para o primeiro semestre de 2019

 

As obras que estão em andamento também devem ser concluídas em 2019, como as do Jardim Canadá, Alto do Liberdade, São José, Nova Vida, Complexo VS10 e Palmares 2.

 

Na zona rural, as vilas Valentim Serra, Marinês e Rio Branco serão asfaltadas ainda no primeiro semestre, bem como a reforma do acesso às vilas Sanção, Paulo Fonteles e Garimpo das Pedras.

 

Outros bairros também irão receber obras de infraestrutura, entre eles estão Parque dos Carajás, Amazônia, Cidade Jardim e Nova Carajás, que estão em processo avançado de licitação.

 

Educação

 

Darci Lermen foi taxativo ao afirmar que as aulas da rede municipal vão iniciar conforme a reforma nas escolas forem sendo concluídas, entre janeiro e março. Segundo o prefeito, todas as unidades educacionais serão reformadas nos próximos dois anos.

 

Haverá ainda retomada das obras das creches dos bairros Beira Rio, Minérios, Cidade Jardim, WTorres e Populares 2, além da construção de escolas e novas salas de aulas com o objetivo de eliminar, em definitivo, os anexos. Outro projeto é a construção de uma escola de tempo integral em 2019.

 

A experiência adotada em outras cidades do país, com a criação da Universidade Municipal, será implantada em Parauapebas, afirmou Darci Lermen. E, ainda no campo do ensino superior, o governo visa fomentar a construção do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa). Em março de 2019, conforme previsto, será finalmente instalado em Parauapebas o programa de Residência Médica.

Agência Carajás

 

COMENTÁRIOS