MENU
Grande Belém e nordeste do Pará registram mais de 12 horas de chuva
27/02/2019 06:19 em Notícias

Foliões devem atentar para condições climáticas no Carnaval no Estado

Moradores da região metropolitana de Belém e do litoral nordeste do Estado enfrentaram mais de 12 horas ininterruptas de chuvas, que começaram ainda na noite da última segunda-feira (26). O volume de água que caiu nessa região superou a média pluviométrica do mês de fevereiro dos últimos 30 anos.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo continuará chuvoso em todo o mês de março.

Mas o boletim também traz uma boa notícia para os foliões que pretendem aproveitar os carnavais pelo interior ou mesmo as programações na capital: o aguaceiro vai dar uma trégua no feriado momesco. Somente na região do Baixo Tocantins é que as chuvas seguem fortes a partir da sexta-feira, 1º de março.

O coordenador do Inmet Região Norte, José Raimundo Sousa, as chuvas que caíram sobre a Grande Belém e litoral nordeste do Pará começaram por volta das 23h30 da última segunda, passando de fraca à moderada durante a madrugada, prosseguindo por toda a manhã desta terça-feira (26) na forma de um persistente chovisco.

No nordeste paraense, onde estão as praia mais procuradas por foliões nesta época do ano, as chuvas têm castigado vários municípios, como Bragança, Marapanim, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Colares e Vigia de Nazaré.

ACIMA DA MÉDIA

Da segunda para a terça-feira o volume pluviométrico registrado foi de 56 milímetros. "Essa média somada aos outros 25 dias do mês atingiram 426 milímetros, ultrapassando a média observada no mesmo ao longo dos últimos 30 anos.

A partir de quinta-feira (28), a incidência de chuvas na Grande Belém e no litoral nordeste do Estado deve diminuir, garantindo tempo mais favorável para quem fez planos de aproveitar o feriado de carnaval para relaxar ou curtir a folia nos municípios localizados nessa região.

"Esta quarta-feira (27) apresentará um clima de transição do período de chuvas constantes para um de menor incidência pluviométrica nessas duas regiões", observou José Raimundo. "Teremos chuvas, mas não com a mesma intensidade das registradas até agora", afirma.

De acordo com o Inmet, o tempo estará mais aberto de quinta-feira até o sábado. Mas no domingo (3) e na segunda-feira (4), volta a ficar nublado, principalmente pela parte da manhã.

TEMPERATURA

Nos últimos dias a temperatura também ficou mais amena na Grande Belém, com mínima na faixa de 22.5 ºC e máxima de 29ºC, por conta das chuvas e também do vento.

A sensação térmica caiu em dois graus, assim como a umidade, que na região metropolitana variou de 95% a 100% à noite e pela manhã; e de 80% pela tarde. "Isso fez com que o paraense, acostumado com o calor intenso, curtisse um clima típico de montanha", explicou o coordenador.

 

Oswaldo Forte / O Liberal

 

COMENTÁRIOS