MENU
CARNAVAL: Sete municípios e Mosqueiro terão segurança especial
01/03/2019 00:23 em Notícias

Mais de 1,5 mil agentes reforçam a segurança no Pará durante o Carnaval

Com informações da Agência Pará

 

Agentes de segurança reforçarão o policiamento em diversas cidades durante o Carnaval (Fernando Araújo / Agência Para)

Para tentar garantir a segurança dos foliões que irão procurar as cidades do interior do Estado para curtir o Carnaval, Governo do Pará anunciou que mais de 1,5 mil agentes de segurança serão destacados para os principais pontos de concentração de pessoas durante o feriado prolongado. O reforço faz parte da Operação “Carnaval Seguro”, que inicia nesta sexta-feira (1º) e encerra na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 6 de março.Leia também:

 

Detran realiza mudança no fluxo da BR durante Operação Carnaval Para a Operação Carnaval 2019, a Polícia Militar terá um reforço de 730 homens, além do pagamento de três mil jornadas extraordinárias aos policiais que já atuam nos municípios, a fim de reforçar a segurança nos dias que os militares teriam folga. Já o Corpo de Bombeiros, atuará com 554 militares, a Polícia Civil com 133 policiais e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) com 85 agentes.Ao todo, 83 viaturas quatro rodas e 39 motocicletas serão empregadas.

O investimento será de cerca de R$ 2 milhões. “Este é um custo considerado normal de toda operação deste porte, pois envolve diárias, descolamento e demais aparatos das várias forças que compõe o sistema (de segurança). A prioridade é cuidar da nossa população”, reforçou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (28).

Nesta quinta-feira (28), representantes dos órgãos que farão parte da operação detalharam as principais ações que serão executadas. Garantiram, ainda, que o efetivo da segurança em toda a Região Metropolitana de Belém, será mantido como forma de garantir um feriado tranquilo também àqueles que optarem em permanecer em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel.

Reforço especial - Algumas cidades receberão reforço especial, em função do movimento expressivo registrado nesse período do ano: Salinópolis, Castanhal, Vigia de Nazaré, Bragança, Cametá, Marabá e Parauapebas, e do distrito de Mosqueiro, em Belém.

Todas as ações desenvolvidas pela instituição - policiamento ostensivo a pé e motorizado, rádio patrulhamento, policiamento rodoviário nas estradas estaduais, policiamento fluvial e preservação do meio ambiente - serão intensificadas durante a semana de folia e eventos carnavalescos.Salinas – Tradicionalmente um dos balneários mais procurados pelos paraenses durante as datas comemorativas, Salinas (Salinópolis) receberá atenção redobrada.

Como ação preventiva para coibir acidentes, o Detran fará o balizamento com barreiras pantográficas, no final da praia do Atalaia, evitando que veículos sejam engolidos pela maré ou outros tipos de acidentes.

A zona de exclusão fica após o Atalho da Sofia, que será interditado do lado direito, no sentido da área de prática de esportes aquáticos.

Nesse local, veículos automotores ficarão impedidos de circular.As equipes de educação estarão divididas em três corredores de grande procura, abrangendo os municípios de Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas, Abaetetuba, Barcarena, Moju, Marituba, Benevides e o distrito de Mosqueiro, em Belém. Ao todo, 21 agentes serão deslocados para as ações preventivas voltadas ao comportamento seguro no trânsito, sempre em parceria com os demais órgãos que compõem a segurança pública estadual.

O trabalho de conscientização será realizado nas vias, nas praias, orlas, comunidades, entidades associativas, clubes, agremiações e bares das localidades.Praia Segura – O efetivo do Corpo de Bombeiros para a operação contará com 554 militares, divididos a pé e em nove viaturas. As regiões contempladas pela Operação serão a 1ª Região de Belém, composta por Outeiro, Cruzeiro e Cotijuba, e a 2ª Região, de Mosqueiro.

Além disso, a Região do Guamá, formada por Marudá, Camará, Crispim, Colares, Algodoal, São Domingos do Capim, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá, Vigia de Nazaré, Curuçá,  Caraparú e Santa Rosa; a Região do Tocantins, constituída por Caripi, Guajará de Beja, Vila do Conde, Balneário do Castelo, Curupiranga, Aldeia, Sirituba, Cametá, Tapera, Beja e Balneário do Levi; a Região do Marajó, abrangendo Soure, Salvaterra, Joanes e Água Boa; a Região do Caeté, desmembrada em Salinópolis, São João de Pirabas, Peixe-Boi, Ourém e Ajuruteua.

Também Portel, na Região do Marajó Ocidental; a Praia do Alemão, Praia do Meio e a Queiroz Galvão, na Região do Lago do Tucuruí. E por fim, Alter do Chão, Pindobal, Maracanã, Óbidos e Ponta de Pedras, na Região do Baixo Amazonas.Polícia Civil – A corporação realiza, nas principais localidades, a operação integrada Anjo da Guarda, com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública.

O objetivo é fiscalizar casas de diversão noturna para evitar a presença de crianças e adolescentes em situação de risco.

Também será fiscalizada da regularização desses estabelecimentos comerciais e na repressão à poluição sonora.Centro Integrado de Operações (CIOp) – O Ciop fará o monitoramento por meio de câmeras nas praias e nas vias públicas de maior concentração de foliões e turistas. As imagens serão recebidas, em tempo real, nas salas de comando e controle e no NIOP (Núcleo Integrado de Operações).

Grupamento Aéreo de Segurança Pública – O GRAESP atuará na operação Carnaval Seguro 2019 com 15 militares e empregarão três viaturas quatro rodas e quatro aeronaves, sendo três de asas rotativas e uma de asa fixa.

COMENTÁRIOS