MENU
Passarela desaba na avenida Almirante Barroso e duas pessoas ficaram feridas
07/09/2019 07:24 em Notícias

Semob prevê normalização do trânsito na via para as cinco da manhã deste sábado (5)

  

Uma passarela desabou na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, no final da tarde desta sexta-feira (6), em Belém, deixando duas pessoas feridas - um homem e uma mulher. Uma das vítimas foi levada ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, e a outra a um hospital particular.Um caminhão que transportava uma retroescavadeira engatou na estrutura, deslocando-a e provocando o acidente, logo após a forte chuva que caiu sobre a capital paraense. O veículo havia saído da empresa Sotreq, localizada na avenida Almirante Barroso, alguns metros antes do local do acidente. O equipamento estava sendo transportado a serviço da empresa FH Sondagens Fundações e Obras Especiais. De acordo com o capitão da PM, Admo Vasconcelos, a vítima do sexo masculino levada ao HMUE, identificada como Eslin Mendes de Cunha, de 28 anos, não sofreu ferimentos graves. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da mulher conduzida para um hospital particular.

 

– Acidente com ônibus que destruiu casa em Icoaraci pode ter sido causado por passageiro 'dorminhoco'EngarrafamentosAté as 19 horas, o congestionamento alcançava cerca de cinco quilômetros, somando ambos os sentidos da via. São quase 3,5 quilômetros no sentido Entroncamento-centro, da passarela que fica próxima à Superintendência Regional da Polícia Federal no Pará até o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves; e mais 1,5 quilômetro no sentido Centro-Entroncamento, da superintendência até o Complexo Viário do Entroncamento.

A orientação dos agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Departamento de Trânsito (Detran) para quem estiver em deslocamento no sentido Belém-Ananindeua é que use a avenida João Paulo II, pois o acesso ao principal corredor viário de Belém foi completamente isolado.

Para aqueles que precisam acessar a capital paraense no sentido Ananindeua-Belém, a orientação é para que utilizem a avenida João Paulo II via avenida Tavares Bastos, as vias paralelas ou ainda a avenida Pedro Álvares Cabral.

Transtornos

Assim como outras centenas de pessoas que se encontravam dentro dos coletivos que trafegavam pela avenida Almirante Barroso na hora do acidente, o assistente administrativo Carlos Henrique, 24, foi obrigado a descer próximo à avenida Júlio César e seguir a pé até sua casa. "Não tem outro jeito, ficou tudo bloqueado, se eu não for a pé vou fazer o quê?", disse o jovem, morador da avenida Dalva, no bairro da Marambaia.

Várias pessoas que tomavam o sentido oposto, em direção a São Brás, também optaram por descer e seguir o restante do trajeto que estava interrompido, até a altura da avenida Júlio César, a pé.

Providências

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, está no local do acidente acompanhando a operação de remoção da passarela que, segundo ele, ainda passava por reforma.

A Prefeitura de Belém registrou a ocorrência na Seccional Urbana da Pedreira e já acionou os proprietários da empresa para que seja feita a apuração e responsabilização pelos danos ao patrimônio público. Peritos do CPC "Renato Chaves" também estiveram no local colhendo material e informações para o inquérito.

Um guindaste já está posicionado próximo à estrutura e vai iniciar o trabalho de remoção da passarela de cima da carreta, com apoio de um caminhão munk e uma carreta. Será necessário descer toda a estrutura e serrar os módulos para, então, removê-los ao Parque da Exposições do Entroncamento.

De acordo com o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas, a previsão é de os trabalhos encerrem por volta das 5h deste sábado (7), quando o trânsito na via finalmente será normalizado. "O guindaste vai descer a plataforma que está elevada, vamos retirar a carreta do local e os operários vão fazer a solda do corte da plataforma. Serão feitos três cortes: o primeiro corte será no lado da Almirante que faz o sentido Entroncamento/São Brás, para desobstruir a entrada da cidade. As duas outras partes serão içadas logo após a desobstrução desse lado da via", explicou Chagas.

"A estrutura caiu no horário de pico do trânsito, perto das 18h30, o que deixou tudo muito complicado, inclusive nos corredores próximos. Mas, agora que o tráfego se normalizou e as coisas estão mais calmas poderemos conduzir o trabalho com mais tranquilidade e segurança".

"***Errata: A reportagem afirmou que uma das vítimas havia sido conduzida para o Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, no bairro do Umarizal, mas a informação estava errada. A vítima, do sexo masculino, foi conduzida ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, sem gravidade. A informação foi corrigida às 20h41.

 

Fonte: O liberal

COMENTÁRIOS