MENU
Navio grego vazou óleo que atinge o Nordeste, diz PF
02/11/2019 06:52 em Notícias

PF realiza operação após identificar navio grego como responsável pelo vazamento de óleo

O navio mercante Bouboulina, de bandeira grega e propriedade da empresa Delta Tankers LTD, é o responsável pelo petróleo que contamina o litoral do Nordeste, afirmou a Polícia Federal. Agentes da PF e do Ministério Público Federal realizaram operação de busca e apreensão em escritórios de empresas ligadas a Delta Tankers. A Interpol foi acionada para localizar o comandante da embarcação. O MPF sustenta que ele e a tripulação foram “no mínimo criminosamente omissos”.

O que se sabe: o navio atracou na Venezuela em 15 de julho e partiu rumo a Singapura três dias depois. O derramamento teria ocorrido entre 28 e 29 de julho, a 700 quilômetros da costa brasileira. No dia do vazamento, a mancha original de petróleo no mar tinha 200 quilômetros de extensão. Hoje, a embarcação navegava em águas da África do Sul.

Em detalhes: alvo da operação, a empresa Witt O Brien’s atua no ramo de riscos e fornece orientações em casos de desastres. Ela participou de ação no vazamento da plataforma DeepWater Horizon, no Golfo do México, em 2010.

A Petrobras já usou serviços do Bouboulina, em 2011. A informação está em documentos colhidos pela Operação Lava-Jato.

 

Fonte: O Globo

COMENTÁRIOS