MENU
Paraenses voltam às salas para última etapa do Enem
10/11/2019 09:13 em Notícias

Mais de 270 mil candidatos estão aptos, no Estado, para realizar as provas finais de hoje

 

Hoje, em torno de cinco milhões de brasileiros têm o segundo e último dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Pará, 279,6 mil se inscreveram para o Exame, que ocorre em 8.521 salas de 741 locais em 75 municípios. Ainda no Estado, do total de 279.306 mil inscritos, 168.681 são mulheres e 110.922, homens.

No total, são 90 questões objetivas para serem respondidas durante cinco horas de provas. Delas, 45 são questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que trazem 15 questões em cada área da Física, Química e Biologia.

Outras 45 são de Matemática e suas Tecnologias.Mais uma vez, os candidatos precisam estar atentos quanto o que levar para as provas e o horário de abertura e fechamento dos portões. No Estado, às 12h ocorre a abertura dos portões. Às 13h tem o fechamento dos portões.

Das 13h às 13h30 acontecem os procedimentos de segurança na sala de prova. Às 13h30 iniciam-se as provas e às 18h30 elas terminam.Candidata ao Enem, Kássia Fonseca, 19 anos, visa uma vaga no curso de Conservação e Restauro na Universidade Federal do Pará e Relações Internacionais na Universidade do Estado do Pará. Ela diz que não sabe o que esperar da prova de hoje, mas está pronta para o que der e vier.

 

Kássia Fonseca, 19 anos, visa uma vaga no curso de Conservação e Restauro na UFPA e Relações Internacionais na Uepa. Ela diz que não sabe o que esperar da prova de hoje, mas está pronta para o que der e vier.

Kássia Fonseca, 19 anos, visa uma vaga no curso de Conservação e Restauro na UFPA e Relações Internacionais na Uepa. Ela diz que não sabe o que esperar da prova de hoje, mas está pronta para o que der e vier.

“Na verdade, não sei o que esperar agora, porque a prova de Ciências Humanas foi um pouco diferente das demais edições, pois senti falta de alguns conteúdos. Tento estar prepara para tudo. Está tudo organizado quanto ao material para levar, lanche e sair mais cedo de casa”, disse.

O Inep prevê a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões para quarta-feira (13).

No primeiro dia do Exame, domingo (3), cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram os testes. Foram pelo menos 1,2 milhão de faltosos – o que representam 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do Enem.

Os dados foram divulgados naquele dia pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enem 2019, possibilita que o candidato ingresse no ensino superior de cinco formas diferentes: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), universidades particulares que usam o exame como vestibular e universidades portuguesas, parceiras do governo brasileiro.

10 DE NOVEMBRO (DOMINGO)

Provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias

Total: 90 questões

Duração: 5 horas

12h - Abertura dos portões

13h - Fechamento dos portões

13h às 13h30 - Procedimentos de segurança na sala de prova

 

13h30 - Início das provas

18h30 - Término das provas.

 

Antes de começar a prova

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova.

 

Confira seus dados no cartão-resposta.

Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.

 

Destaque, com muito cuidado, a folha de rascunho do caderno de questões. Ele não pode ser substituído se for

 

danificado.

Documentos válidos:

Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;

Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação;

 

Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia e identidade funcional.

 

Atenção

Não será aceito qualquer documento em formato digital. Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado,

 

deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

 

Separe o que levar.

Obrigatório

Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação,

original e com foto.

Aconselhável

Cartão de confirmação de inscrição e Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).

Proibidos

Borracha; corretivo; chave com alarme; artigo de chapelaria; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros; manuais; régua; óculos escuros; caneta de material não transparente; dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods® e gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes).

 

Além de fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

Antes de entrar na sala o candidato receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens “proibidos”. Guardear o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.

 

 

Fonte: O Liberal

COMENTÁRIOS