MENU
Embrapa lança nova variedade de açaí nesta sexta (29)
29/11/2019 00:10 em Notícias

Nova variação do fruto atende a exigências do consumidor e do mercado. Pesquisa levou quase 20 anos ao todo

 

 

Vinicius Braga / Embrapa Amazônia Oriental

 

Há uma nova variação do açaí de cada dia do paraense. Foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental) e será lançada nesta sexta-feira (29). O novo açaizeiro (Euterpe oleracea) ganhou o nome de BRS Pai d’Égua. Além do lançamento formal, haverá um debate sobre a cadeia produtiva do fruto e degustação da novidade.

 

A BRS Pai d'Égua é uma nova cultivar (variedade de planta cultivada) de açaizeiro, irrigado de terra firme da Embrapa. A variedade atende às principais demandas da cadeia produtiva do açaí: a produção na entressafra, maior produtividade e frutos menores, que facilitam o processamento e rendem mais. Segundo a Embrapa, são características que agradam ao produtor e ao mercado. E não ficarão devendo nada aos consumidores.

 

Como diferencial da variedade, o agrônomo João Tomé de Farias Neto, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, aponta a distribuição bem equilibrada da produção anual. A BRS Pai d’Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro).Outro ponto forte desse açaizeiro é a maior produtividade, chegando a 12 toneladas ao ano por hectare. O açaí manejado de várzea e o cultivado em terra firme sem irrigação produzem cerca de cinco toneladas por hectare por ano. Os frutos menores rendem 30% mais polpa que os frutos tradicionais. 

 

90% do comércio de açaí só ocorre na safraEm 2018, o Pará produziu 1,4 milhão de toneladas de açaí, numa área plantada de 200 mil hectares. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa área envolve o manejo de áreas de várzea e os plantios de terra firme. Somente na economia paraense, o produto movimentou cerca de R$ 3 bilhões no ano passado.

 

Para ampliar a produção dessa palmeira nativa das áreas de várzea, a pesquisa vem trabalhando há mais de 20 anos. Além do manejo de açaizais nativos, em 2005, a Embrapa lançou a primeira de cultivar de açaizeiro para terra firme do mundo, a BRS Pará, responsável por ampliar o cultivo do açaizeiro no Pará e em outros estados brasileiros.“Para a nova cultivar, a BRS Pai d’Égua, precisávamos ir além, resolver um dos principais gargalos dessa cadeia produtiva: a sazonalidade”, analisa o pesquisador.

 

Cerca de 90% do açaí comercializado no Pará é produzido durante o período da safra, entre os meses de julho e dezembro.O cientista conta que a BRS Pai d’Égua é resultado da pesquisa com melhoramento genético desse fruto. “O trabalho envolveu coleta de material genético (sementes) em diferentes regiões do estado, plantio em área experimental e seleção das melhores plantas ao longo de cinco anos”, explica João Tomé.

 

Os resultados do trabalho surpreenderam não somente a equipe de pesquisa, mas também o mercado. Para Márcio Coelho da Veiga, que trabalha como “batedor” de açaí desde 2001, “o rendimento dessa variedade foi surpreendente. Uma caixa de trinta quilos do açaí comum rendia de dez a 12 litros de polpa média, com esse açaí a gente chegou a 15 litros”, relata.

 

Além do rendimento, de polpa que chamou a atenção do comerciante, a consistência, cor e o sabor também impressionaram. “Qualquer batedor percebe imediatamente que a polpa desse açaí é mais espessa e cremosa”, adianta para os consumidores.

COMENTÁRIOS