MENU
Governo lança crédito habitacional para agentes de segurança com juros de 6% ao ano
23/01/2020 05:55 em Notícias

Taxa média será a menor disponível no mercado, garante Banpará

 

O Programa Banpará de Crédito Imobiliário, do Governo do Pará, disponibiliza, a partir desta quinta-feira (23), empréstimos com juros de, no máximo, 6,45% ao ano, para agentes públicos de segurança do Estado. O parcelamento do pagamento poderá ser feito em até 35 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22), no Palácio do Governo, em Belém.

 

Os servidores poderão comprar, construir ou reformar, casas/apartamentos com o menor juros do mercado. O objetivo do programa, inicialmente, é facilitar o crédito imobiliário para integrantes da segurança pública do Estado, como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Instituto Médico Legal e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

 

Os servidores poderão comprar, construir ou reformar, casas e apartamentos "com o menor juros do mercado", afirma o Governo. A partir de março, o programa será estendido a todos os correntistas do banco e demais pessoas interessadas.Em pronunciamento oficial, o governador Helder Barbalho afirmou que os servidores que já utilizaram o limite do crédito consignado não terão nenhum tipo de empecilho para também ter acesso ao crédito habitacional.

 

“Essa é uma preocupação de muitas pessoas: ‘se eu já usei todo o crédito consignado, será que eu vou poder?’. Nós, junto ao Banpará, também pensamos nisso. Portanto, uma coisa é crédito consignado e outra é crédito habitacional, um não interferirá no procedimento para conseguir o outro. Queremos garantir que o programa poderá atender a todos”, explicou.

 

O governador disse ainda que a política habitacional voltada aos agentes de segurança faz parte do posicionamento que sua gestão decidiu tomar quando começou a trabalhar no dia 1º de janeiro de 2019.

 

“Nós tínhamos dois caminhos a seguir. Continuar convivendo com o crime organizado, com o argumento de que a violência e a criminalidade são problemas de toda a federação, ou decidir enfrentar o problema, identificando os gargalos e criando soluções. Nós escolhemos o segundo caminho, tanto que o nosso primeiro ato de governo foi solicitar o envio de agentes da Guarda Nacional ao Ministério da Justiça. Decidimos também dar dignidades às nossas tropas. Como resultado, alcançamos números significativos, como a redução em 30% no número de homicídios, o que significa que resguardamos 1.200 vidas, a diminuição em 70% de assaltos em transporte coletivo, e a redução em 11% dos homicídios provocados por agentes públicos. No Pará, a máxima de que para baixar os índices de criminalidade a polícia comete mais irregularidades não se sustenta. Nós fizemos isso com inteligência e estratégia”, recordou.

 

Segundo Helder, a concretização do programa de crédito significa o cumprimento de um compromisso do governo com as entidades de segurança pública e seus agentes. “É preciso acabar com a cultura que temos de que o político é uma coisa em campanha e outra quando é eleito. Cumprimos com o nosso compromisso e agradeço a todos os funcionários do Banpará, toda a equipe do diretor presidente Braselino Assunção. Nós queremos que nossos agentes tenham a certeza, ao saírem de suas casas para trabalhar, que suas famílias estarão seguras, em uma habitação com condições dignas”, demarcou.

 

O governador também aproveitou o momento para anunciar que assinará na próxima semana uma proposta de reajuste de salário para praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a ser enviada para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

 

O presidente do Banpará, Braselino Assunção, classificou a solenidade como um momento histórico para o Pará, já que, para ele, dá início a um novo período de condições de vida para os servidores públicos da segurança.

 

“A partir desta quinta feira (23), todos os agentes públicos da segurança pública poderão procurar as agências do banco e fazer o financiamento tanto para imóveis novos quanto para usados. Posso assegurar também que a taxa é a menor do mercado e a prestação também será a menor porque as alíquotas dos seguros obrigatórios desse financiamento também serão as menores do mercado. Então haverá facilidades para que os agentes de segurança pública consigam a tão sonhada aquisição da casa própria”, afirmou.

 

Braselino Assunção também reforçou que, a partir de março, o novo serviço do Banpará será “estendido a todo mercado”. “Vamos aquecer o mercado com o crédito imobiliário do Banpará, criando empregos e gerando renda, porque a indústria da construção civil é a que mais rapidamente gera emprego. Isso, portanto, é urgente em nosso Estado, que precisa gerar mais empregos”.

 

O comandante geral da PM, Dilson Júnior, relatou que o governo identificou durante os primeiros dias de gestão que a maioria dos profissionais da área de segurança mora em áreas periféricas, o que pode torná-los alvos fáceis de criminosos. “Pensando nisso, o Banpará, que não trabalha com a carteira imobiliária, se credenciou junto ao Banco Central e passou o último ano atualizando sistemas para poder agora, a partir de janeiro, iniciar o financiamento habitacional”, assegura.Benefícios:

1. Financiamento para aquisição de imóveis novos ou usados, localizados em região urbana.

2. Portabilidade de financiamento de aquisição de imóveis de outra instituição financeira.Valor do imóvel: de R$ 80 mil a 5,5 milhões

Indexadores: TR e IPCA (diferencial, pois só a Caixa está efetivamente oferecendo a linha com IPCA)

Taxa de juros nominal: a partir de 3,51% ao ano (0,29 a.m) + IPCA, ou, a partir de 6,45 a.a. (0,54 a.m) + TR, para quem possui relacionamento com o Banpará

Prazo: até 35 anos

COMENTÁRIOS