MENU
Pará registra oito casos suspeitos de Covid-19, sob análise da Sespa
12/03/2020 05:29 em Notícias

Novo balanço do órgão traz 21 casos notificados e 13 descartados

 

 

Pedro Guerreiro / Agência Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou nesta quarta-feira (11) que foram notificados até o momento 21 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 13 foram descartados e 8 permanecem em análise. Dos descartados, cinco foram de influenza A H1N1, sete foram negativos para o painel viral, e apenas um foi de coronavírus HKU1.

 

Os dados sobre os casos suspeitos de Covid-19 no território paraense são atualizados e divulgados diariamente pela Sespa. No boletim emitidos no último dia 10, a Secretaria havia informado que até então somavam cinco os casos suspeitos do novo coronavírus no Estado. Na segunda-feira (11), mais oito casos da doença foram registrados e submetidos à observação.

Videoconferência

 

O acesso dos cidadãos às recomendações técnicas sobre o Covid-19 ganhou o reforço de uma estratégia comunitária do Governo do Estado, por meio da transmissão de videoconferências voltadas a profissionais da Fundação Santa Casa, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), sob a coordenação da Sespa. A ação começou esta semana e trouxe esclarecimentos aos servidores sobre os aspectos gerais e recomendações nos casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave - Sars Cov2 (vírus) e Covid-19 (doença).

 

Adriana Monteiro, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa, considera a iniciativa uma ferramenta eficaz, que tanto amplia o acesso à informação sobre a doença como garante que esse conhecimento chegue aos profissionais das localidades mais distantes do Estado via celular. “A estratégia é deixar o conteúdo gravado e à disposição dos usuários para o esclarecimento de dúvidas na assistência aos pacientes”, assinalou.

 

A Santa Casa mantém um fluxo de atendimento específico para atendimento a pacientes suspeitos, com área de contingência determinada. “Tivemos duas capacitações gerais e agora estamos trabalhando em um treinamento específico para as áreas de entrada no hospital, como urgência e emergência obstétrica e recepção. Em virtude da atual conjuntura também submetemos um projeto de extensão a nossa diretoria de ensino e pesquisa, com a finalidade de transformar alunos de instituições de ensino em agentes multiplicadores sobre prevenção de síndromes gripais, o que inclui o Covid-19”, esclareceu Adriana.

 

Participaram da videoconferência desta semana a médica infectologista Vanessa Santos, membro da Sociedade Paraense de Infectologia e integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa; e da médica intensivista Norma Assunção, titulada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, um dos hospitais de retaguarda para o atendimento de eventuais casos graves de Covid-19 no Pará.

COMENTÁRIOS