MENU
Os reflexos da maior pandemia dos últimos tempos pelo mundo
20/03/2020 05:55 em Notícias

Como os países estão lidando com o surto e como a doença colocou à prova até as grandes potências

 

A média de idade das pessoas que morreram na Itália pelo covid-19 é de 79,5 anos e os homens representam 70% dos mortos (Minsa)

Os casos de covid-19 registrados no mundo ultrapassaram a marca de 218 mil infectados. Diante dessa realidade provocada pela pandemia mundial, preparamos um resumo do que está acontecendo ao redor do mundo. NY anuncia que só tem equipamento médico para 2 ou 3 semanasNos Estados Unidos, o governo americano desenvolveu um plano federal de 100 páginas onde apresenta formas de enfrentamento do vírus.

 

O plano obtido pela empresa de comunicação CNN revela  que a equipe do Presidente Donald Trump está desenvolvendo um plano de contingência que pode durar 18 meses ou mais e que prevê alternativas para múltiplas ondas de infecções.

 

O governo americano ainda destaca que será difícil prever como o Covid-19 vai se espalhar pelo país e quão severo será o contagio.

 

O plano destaca inúmeras vezes o risco imposto pela falta de equipamento médicos incluindo respiradores artificiais e equipamentos de proteção individual e, ao mesmo tempo, adverte para a necessidade de se comunicar e garantir que os estados e localidades tenham suprimentos.

 

O número de casos nos Estados Unidos aumentou 40% em apenas 24 horas e atingiu a marca de mais de 13 mil contágios e 182 mortes em 50 estados.

 

O prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, anunciou que a cidade pode ficar sem equipamentos médicos em 2 ou 3 semanas. De acordo com o prefeito, os itens necessários são 3 milhões de máscaras N95; 50 milhões de máscaras cirúrgicas, 15 mil respiradores artificiais; 25 milhões de equipamentos pessoais para equipe médica como máscara cirúrgica, luvas e aventais. Itália supera China em número de mortesNa Europa, a União Europeia decidiu fechar, temporariamente, as suas fronteiras para viagens não essenciais vindo de 13 países. A Itália superou a China em número de mortes registradas por Coronavírus.

 

O país alcançou a marca de 3.405 vítimas fatais nesta quinta, 19/03.

 

A Agência de Proteção Civil italiana divulgou em conferencia que ultrapassou a China em 156 casos, país que segundo a Universidade de Johns Hopkins estacionou em 3.249 vítimas. O número total de casos de Coronavírus na Itália é de 41.035 com 5.322 novos casos segundo fontes oficiais.

 

A média de idade das pessoas que morreram na Itália pelo Covid-19 é de 79,5 anos e os homens representam 70% dos mortos, segundo o Instituto Superior de Saúde (ISS), que publica regularmente suas estatísticas. 22% dos italianos têm 65 anos ou mais. Para alertar a população de outros países, Italianos gravaram mensagem para “eles mesmo do passado” para alertar sobre a pandemia.

 

A realeza também foi infectada, o Príncipe Albert II de Mônaco foi testado positivo para coronavírus, a notícia foi anunciada a CNN por um porta voz do palácio. O príncipe de 62 anos continua trabalhando do seu apartamento privado e mantém contato com membros do seu gabinete.

 

Mônaco é um país com uma população de 40 mil pessoas e registrou 9 casos de coronavírus até o momento. Já a vizinha, a França, é um dos países mais afetados da Europa e já registrou mais de 7.600 casos e 175 mortes.80% da população de Madri deve contrair o vírus Na Espanha, oito em cada dez habitantes da capital espanhola devem pegar o vírus da covid-19, segundo a presidente da Região de Madrid, Isabel Díaz Ayuso.

 

A população vulnerável na cidade, de acordo com a presidente, chega a 15%.  Para diminuir o número de casualidades foram adotadas medidas para unificar todo o sistema de saúde, tanto público e privado, e camas normais foram convertidas em camas de UTI’s. Na Alemana, a Volkswagem, gigante do setor automobilístico, anunciou nesta  terça-feira que vai interromper, antes do final da semana, a produção na fabricas da Espanha, Setubal em Portugal e na Eslováquia.

 

As fábricas na Itália que fazem os super carros da Lamborghini e as super motos da Ducati também serão fechadas. Outras plantas na Alemanha e no resto da Europa também devem fechar de acordo com o CEO da Volkswagen, Herbert Diess.

 

A população vulnerável é cada vez maiorA população vulnerável é cada vez maior (Minsa)E a pandemia levou a chanceler federal alemã, Angela Merkel, a fazer um pronunciamento extraordinário pela primeira vez em mais de 14 anos de governo. A chefe de governo descreveu o COVID-19 como o maior desafio do país desde a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha registra mais de 10 mil contágios e 20 mortes.

 

A curiosidade veio com o anuncio de um roubo inusitado. Quase 50 mil máscaras protetoras destinadas a clínicas na cidade de Colônia, no oeste da Alemanha, foram roubadas. Segundo informações divulgadas pela polícia nesta terça-feira (17/03), as máscaras foram levadas do centro de logística de hospitais da cidade, localizado no bairro de Mülheim. Uma funcionária do local percebeu o roubo e informou as autoridades.

COMENTÁRIOS