MENU
Parauapebas registra caso do novo coronavírus; Pará chega a 17 casos positivos
28/03/2020 10:00 em Notícias

Homem tem 25 anos e esteve na Itália. Novamente, um paraense que foio acometido pelo vírus tem menos de 60 anos

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou, na manhã deste sábado, o 17º caso positivo de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus sars-cov-2). É um homem de 25 anos, que mora em Parauapebas e esteve na Itália, um dos países com maior número de registros da doença e um dos maiores índices de mortalidade.

Do total de casos, Belém tinha 10 pacientes. Um deles teve a cura confirmada, na noite desta sexta-feira (27) e anunciado, na manhã deste sábado, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).

Cabe ressaltar que até este 17º caso confirmado no Pará, nem um dos pacientes tem mais de 60 anos. Isso mostra que jovens, atletas e pessoas com saúde estável não são imunes ao novo coronavírus.

O QUE FAZER

As recomendações do Ministério da Saúde são: lavar bem as mãos e pulsos ou usar álcool gel para higienização; evitar contatos físicos desnecessários, cobrir boca e/ou nariz ao tossir e/ou espirrar; não compartilhar alimentos e/ou talheres; higienizar estações de estudo ou trabalho; ao retornar de viagens onde há casos confirmados, com ou sem contato com casos suspeitos, é importante acionar os órgãos municipais de saúde e se afastar de atividades de estudo ou trabalho por, pelo menos, 14 dias.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica. Os dados locais do Pará só costumam ser atualizados, pela Sespa, à noite ou em boletins especiais, que saem pelo Twitter.

Durante 24 horas por dia, a Prefeitura de Belém mantém o telefone (91) 98417-3985 para informações gerais e casos de suspeitas de covid-19. Há outros canais, para situações menos urgentes, que funcionam de 8h às 22h: (91) 3184-6110, (91) 98568-3067 e (91) 98568-6203. Nas redes sociais da Prefeitura há também informações oficiais sobre a doença e formas de prevenção

COMENTÁRIOS