MENU
Ocupação de leitos de UTI ultrapassa os 90% no Pará
22/04/2020 06:38 em Notícias

Respiradores comprados na China, que aumentarão o número de leitos disponíveis, chegam só semana que vem

 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou nesta terça-feira que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva  já chegou a 91,01% na rede estadual. Nesta manhã, a secretaria confirmou mais três óbitos por covid-19 no Pará.

Agora já são 38 os óbitos registrados no Pará relacionados a quadros de saúde agravados pelo novo coronavírus.

São 1.026 pessoas no Estado com diagnóstico positivo.O número de leitos deve ser aumentado nos próximos dias.  Segundo a Sespa, os respiradores comprados da China estão previstos para chegar em Belém entre domingo (26) e segunda-feira (27).

São 400 respiradores, 400 monitores multiparamétricos e 1.600 bombas de infusão. Com a chegada dos equipamentos, os 420 leitos do Hospital de Campanha, localizado no Hangar, em Belém, vão virar UTI’s (Unidade de Terapia Intensiva). Assim, o Pará passará a ter mais leitos.

O Hangar já possui 20 leitos funcionando como UTI e mais 17 estão sendo implantados para atender pacientes diagnosticados com a covid-19. Inclusive, alguns pacientes graves foram transferidos das unidades de saúde do município para o Hangar na madrugada desta terça-feira.

Segundo a Sespa, o Pará contava com 104 UTI’s exclusivas para o tratamento de pacientes com coronavírus. Com os 37 leitos no Hangar e mais os 45 novos que serão instalados no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, o Pará passa a ter 186 leitos de UTI’s.

"Com a chegada dos equipamentos, vamos preparar a infraestrutura do Hangar para implementar um grande número de leitos de UTI. Esta medida permitirá a ampliação do uso do Hospital de Campanha e lhe dar funcionalidade para atendimento de pacientes graves. O paciente está saindo muito grave do sistema de saúde municipal, por isso, nós estamos equipando os leitos do Hangar", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.

Entretanto, ainda está sendo definido se todos os respiradores que chegarem da China vão para o Hangar. Alguns respiradores poderiam ser redistribuídos para outras unidades de saúde do estado para atender os pacientes graves com a covid-19.

 

Fonte: ORM

COMENTÁRIOS