MENU
Fiscalização volta às estradas nesta sexta: contra a covid-19, viagens estão vetadas no Pará
01/05/2020 11:48 em Notícias

Autoridades de trânsito voltam a orientar motoristas contra o coronavírus e barram a circulação sem justificativa prevista

 

Movimento de saída na BR-316 é moderado nesta sexta-feira (1), quando é lembrado o Dia do Trabalho, mas o volume de veículos já se afunila na fiscalização que é realizada na barreira de Benevides, na saída rumo a Mosqueiro e Castanhal. A fiscalização que restinge viagens municipais em tempos de pandemia, conforme decreto estadual, voltou a valer desde ontem (30).

Os motoristas que procuram a estrada encontram movimento mais tímido que o registrado na tarde de ontem, confirmam as autoridades de trânsito. Os carros são fiscalizados um a um, e apenas veículos de transporte de cargas estão liberados.

Carros e motos são parados um a umCarros e motos são parados um a um (Fábio Costa)A orientação é para que moradores de Belém e demais municípios não transitem tentando ultrapassar os limites municipais, para que não sejam vetores de fluxo do coronavírus. A medida tenta diminuir a propagação da pandemia de covid-19 no Pará. 

Feriado tem adesão menor nas estradas

Segundo Fabrício Gomes, responsável pela guarnição do Departamento de Tânsito do Pará (Detran-PA) que está tirando serviço esta manhã na barreira de Benevides, o feriado de hoje registra um fluxo muito menor de busca das estradas em relação aos demais feriados, de abril.

"Com base nos outros feriados, já durante a pandemia, caiu em torno de 70 a 80% o movimento, mas ainda tem carros", afere o agente de trânsito."As pessoas estão mais cautelosas. Nas abordagens estamos verificando que todos estão com álcool, usando máscara, luvas. A gente aborda o cidadão que vai sair de Belém para Ananindeua, Marituba e outros destinos. Verifica qual é o destino e aquele que a gente vê que está fora do decreto, a gente manda retornar. E quem está adentrando na cidade, de Castanhal, Marabá, a gente encosta e verifica qual é a situação", detalha Gomes.

"Com base nos outros feriados durante a pandemia, o movimento caiu em torno de 70 a 80%, mas ainda há carros. As pessoas estão mais cautelosas. Nas abordagens, todos estão com álcool, usando máscaras, luvas. A gente aborda o cidadão que vai sair de Belém para Ananindeua, Marituba e outros destinos. Verifica qual é o destino e aquele que a gente vê que está fora do decreto, a gente manda retornar. E quem está adentrando na cidade, de Castanhal, Marabá, a gente encosta e verifica qual é a situação", detalha Fabrício Gomes, do Detran

A necessidade de fiscalizar viagens indevidas ou em desacordo com o que prevê o decreto estadual contra a pandemia no Pará gera aumento da fila de checagem e já engarrafa a saída de Belém. O congestionamento já é de meio quilômetro às 11h da manhã, nas imediações de Benevides, no sentido de saída de Belém. As pistas do sentido rumo a Marituba, Ananindeua e Belém têm fluxo tranquilo.

Fábio Costa / O Liberal

 

COMENTÁRIOS