MENU
Mais 41 mortes por covid-19 são registradas. Coronavírus já vitimou 1.063 pessoas no Estado
14/05/2020 12:45 em Política

Também foram há 523 novos diagnósticos positivos da doença, chegando a 10.867 casos. Registros foram informados pela Sespa, no início da tarde desta quinta-feira (14)

 

Victor Furtado, com informações da Sespa

 

Mais 41 pessoas morreram por covid-19, a grave doença respiratória causada pelo coronavírus sars-cov-2. Os novos registros foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), nesta quinta-feira (14). Com os novos casos, agora o Pará tem um total de 1.063 óbitos.

O governador Helder Barbalho decretou luto de três no Pará, em ato publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13), assim que a lamentável marca de 1 mil mortes foi superada.Ainda no boletim do início desta tarde, a Sespa confirmou mais 523 casos da doença, chegando a um total de 10.867 casos.

Todos os casos, de forma detalhada, por município, idade e gênero, podem ser vistos no site oficial de monitoramento da doença.   Cada morte divulgada, antes, é analisada e testada pelo órgão estadual. Mesmo assim, há uma constante negação da gravidade da covid-19.

Levando em conta que vários estudos, de diferentes instituições, apontam que possa haver um elevado índice de subnotificação. Isso já causou confusões e até casos de agressão, no país, contra médicos que colocam, como possível causa do óbito, a doença do coronavírus.

Profissionais de saúde — médicos, enfermeiros, maqueiros e demais trabalhadores ligados ao atendimento da linha de frente —, de todo o Brasil, estão se desdobrando e estão sobrecarregados. Muitos adoecendo na missão de cuidar dos doentes com covid-19. Porém, esse trabalho já resultou em vários pacientes recuperados.

Até a noite desta quarta (13), 6.023 pessoas já estavam recuperadas e sem sintomas da doença.

O índice de recuperação é de cerca de 60% e vem se mantendo em ascensão.Por conta do colapso no Sistema Único de Saúde (SUS) — que há tempos não era tão referenciado e evidenciado, ainda que historicamente sofresse com a falta de investimentos mais contundentes e sempre tenha operado no limite da capacidade — e da rede privada — que também está devolvendo clientes para o SUS —, os órgãos de saúde municipais, estaduais e o Ministério da Saúde voltam a pedir que a população seja consciente e, se puder, fique em casa o máximo possível.

É óbvio que nem todo mundo poderá ficar em casa, pois alguns serviços são essenciais e alguns compromissos ainda exigem presença. O importante é cada um cumprir sua parte em evitar que o vírus circule e se expor a riscos sem necessidade.

O QUE FAZER, SE FOR NECESSÁRIO SAIR

Se for realmente necessário sair, é necessário usar luvas, máscara e manter distância mínima de 1,5 metro de cada pessoa.

Lembrando que essa é uma obrigação legal. Todo mundo pode e deve exigir esse distanciamento, sem medo de parecer grosseiro. Álcool gel ou lavar as mãos tão logo seja possível. Ao retornar para casa, as roupas devem ser logo lavadas. Calçados devem ficar do lado de fora da casa.

Compras devem ser higienizadas com água e sabão. A pessoa que esteve na rua precisa tomar logo banho.Sem esses cuidados, o número de doentes e mortos pode aumentar significativamente. E é o que se tem visto a cada boletim da Sespa. Tanto que foi necessário aplicar o lockdown. Esses cuidados são temporários, até que tratamentos comprovadamente eficazes sejam descobertos ou vacinas sejam desenvolvidas.

No mínimo, até a circulação do vírus começar a diminuir.Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Os dados locais do Pará são atualizados, pela Sespa, em boletins especiais, que saem pelo Twitter várias vezes ao longo do dia. E há também o site oficial de monitoramento.

Durante 24 horas por dia, a Prefeitura de Belém mantém o telefone (91) 98417-3985 para informações gerais e casos de suspeitas de covid-19. Há outros canais, para situações menos urgentes, que funcionam de 8h às 22h: (91) 3184-6110, (91) 98568-3067 e (91) 98568-6203.

Nas redes sociais da Prefeitura há também informações oficiais sobre a doença e formas de prevençãoHá também uma central de atendimento do Hospital Universitário João de Barros Barreto, para tirar dúvidas. Os números são o (91) 98468-0304 e o (91) 98936-1105. A central atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

COMENTÁRIOS