MENU
Covid-19: Confirmados mais 630 casos e 50 óbitos: Pará já tem 12 mil infectados e mil mortes
15/05/2020 13:12 em Notícias

Até ontem eram 11.479 os casos no Pará. O Estado rompeu ontem barreira das mil mortes e chega aos 1.145 óbitos

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) confirmou mais 630 casos e 50 óbitos de covid-19 no Estado. Agora são 12.109 registros e 1.145 óbitos no Pará. Os casos são contabilizados desde o início da pandemia no território paraense, no dia 18 de março. 

No último boletim epidemiológico do Estado, atualizado às 19h desta quinta (14), a Sespa informou que eram 11.479 os casos confirmados de covid-19 no Pará. O Estado também rompeu a barreira das mil mortes confirmadas relacionadas ao coronavírus, registrando 1.095 óbitos. Esta quinta ainda eram 412 os casos suspeitos em análise. Ao todo, eram 6.844 os casos recuperados e 3.371 os casos já descartados. 

Nesta sexta-feira (15) as autoridades tornaram mais rígidas as fiscalizações do lockdown (bloqueio de emergência contra a circulação de pessoas e fechgamento de atividades não essenciais) nas ruas de Belém.

A meta da operação, que dura até domingo (17), é evitar a propagação do coronavírus.Uma operação pente-fino ocorreu pela manhã em barreiras montadas na Almirante Barroso, no sentido centro, e também em frente ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), na avenida João Paulo II. Filas se formaram e engarrafamentos ocorreram no Entroncamento.

A ação envolve agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará ( Detran-PA), além de integrantes da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar do Pará (PMPA).

Apenas nesta quinta-feira (14), das 12h até às 18h, foram aplicadas 157 multas para pessoas que desobereceram as restrições previstas em decretos em todo o Estado. O Pará já aplicou até agora mais de mil penalidades em, todo o Estado desde o início do lockdown, no dia 10 de maio.

Ontem (14) o governo do Estado prorrogou por mais uma semana o período de lockdown (bloqueio total), que no Pará estava em vigor, por decreto estadual e também por decretos municipais, em Belém e mais nove municípios, entre 7 e 17 de maio.

As restrições de dez dias se estenderiam até este domingo (17), quando completa uma semana de endurecimento das ações, com pesadas multas aplicadas.

Os primeiros três dias foram apenas de orientação.  A prorrogação do lockdown em Belém já estava em avaliação pela Prefeitura Municipal de Belém, com o auxílio de especialistas da área da saúde pública municipal, confirmou esta quinta (14) o prefeito Zenaldo Coutinho, em live transmitida durante a tarde.

O prazo para o fechamento de atividades não essenciais e bloqueios à circulação em Belém e outros nove município durarão até 24 de maio.

Mesmo com lockdown, o índice de isolamento social no Pará caiu novamente, segundo balanço divulgado pelo governo do Pará esta quinta (14). Alcançou apenas 49,53% na última quarta-feira (13). São esses os dados que influenciam endurecimento ainda maior das restrições e a prorrogação das medidas em municípios no Pará.  

Com esse número, o Estado emplacou outra vez a terceira posição no ranking nacional entre as localidades que mais respeitaram a quarentena, atrás do Ceará (50,89%) e Amapá (50,87%).

Outro balanço deve ser divulgado hoje (15), com o comportamento dos municípios na última quinta (14).

Em todo o Brasil, o índice permanece muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o mínimo de 70% de isolamento.

Fonte: O Liberal

COMENTÁRIOS