MENU
Semana do Meio Ambiente em Parauapebas oferece palestras on-line
06/06/2020 09:45 em Notícias

Programação começou nesta sexta-feira, 05, e segue até o dia 17 deste mês, com lives lideradas por especialistas em temas ambientais.

Em tempos de pandemia e distanciamento social, a internet ganha força. E, este ano, a 25ª Semana do Meio Ambiente vem com novidades: as palestras on-line que serão transmitidas pela página oficial da Prefeitura de Parauapebas no facebook, no período de 5 a 17 deste mês.

Diferentemente dos anos anteriores, nossa programação será virtual, mas continuando a abordar temas relevantes para discutir junto à população. Inclusive falaremos da relação do meio ambiente e saúde, debatendo a questão das queimadas”, explica Dion Leno, secretário municipal de Meio Ambiente (Semma).

O tema abordado na 25ª edição da Semana do Meio Ambiente é “Unidades de Conservação como Patrimônio Ambiental de Parauapebas”. Todos poderão acompanhar as lives, mas para receber o certificado será preciso fazer por meio do link https://forms.gle/7vfDA2fmdB6Ldnpr7.

 A programação conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Vale.

Unidades de Conservação (UCs)

As Unidades de Conservação (UCs) são espaços com características naturais que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional. As UCs asseguram o uso sustentável dos recursos naturais e ainda propiciam às comunidades o desenvolvimento de atividades econômicas em seu interior ou entorno.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente de 2019, a Amazônia apresenta 352 Unidades de Conservação, sendo 132 federais. Destas, 15 são Florestas Nacionais (Flonas) localizadas no Pará, incluindo um conjunto definido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como o “Mosaico de Áreas Protegidas de Carajás”.

Este mosaico é composto por seis Unidades de Conservação Federais e uma reserva indígena. Uma riqueza natural que compreende a Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, Reserva Biológica do Tapirapé, Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, Reserva Indígena Xikrin do Cateté, além de três Flonas: Itacaiúnas, Tapirapé-Aquiri e a de Carajás.

Dentro do perímetro urbano de Parauapebas ainda há duas Unidades de Conservação Municipais, o Parque Natural Municipal Morro dos Ventos e da APA do Igarapé Ilho do Coco.

Nada menos que 70% do município de Parauapebas são constituídos por unidades de conservação que garantem o abastecimento do rio Parauapebas. A rica biodiversidade presente na região torna-se um fascinante atrativo para turistas de todo o mundo. Além disso, esses espaços servem de palco de atividades educativas para a sensibilização ambiental, com muito mais benefícios da natureza para as pessoas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

08/06 (Segunda-feira)

 15h - Queimadas e Saúde Pública

 Palestrantes:

Manoel Delvo dos Santos: licenciado em Ciências Agrárias. Analista ambiental e coordenador de consolidação territorial do ICMBio/ NGI-Carajás.

José Reinaldo Silveira Junior - Engenheiro florestal/coordenador do departamento de Fiscalização da Semma-Parauapebas

Com a participação do Corpo de bombeiros e Secretaria de Saúde.

18h - Direito ambiental e a competência municipal para o licenciamento das atividades de impacto local.

 Palestrante: Isley Ferreira – advogado, analista ambiental da Semma

Horário: 18h

-----------------

 10/06 (Quarta-feira)

 17h - As abelhas e sua importância como polinizadores

Palestrante: Dra. Juliana Galashi – bióloga com mestrado em Zoologia e doutorado em Entomologia. Pesquisadora do Instituto Tecnológico Vale - Desenvolvimento Sustentável.

19h - Como fazer educação Ambiental em tempos de pandemia?

 Palestrante: Leonardo Petrilli – Professor da Ufra/Campus de Parauapebas. Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Sociedade na Amazônia (Nessa – Ufra), doutorando em Ciências Ambientais.

-----------------

 12/06 (Sexta-feira)

 19h - Gases de efeito estufa e mudanças climáticas

Palestrantes:

Dr. Markus Gastauer: Atua na recuperação de áreas degradadas e restauração florestal. Doutor em Botânica e pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (Belém).

Dra. Isabella da Costa: Atua na Gerência de Mudanças Climáticas da Vale. Especialista em Mudanças Climáticas. Mestre em Planejamento Energético e doutora em Planejamento Energético – PPE/COPPE/UFRJ.

-----------------

 15/06 (Segunda-feira)

 19h - Agricultura Familiar (Sistemas agroflorestais)

Palestrantes:

Hernanes Martins: técnico em Agropecuária, pedagogo e diretor da empresa Renascer Consultoria

Keyla Borges: agricultora familiar e colaboradora do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio)

-----------------

 17/06 (Quarta-feira)

 19h – Endemias e Meio Ambiente

Palestrante: Dra. Lívia Carício Martins - Instituto Evandro Chagas – pesquisadora em Saúde Pública. Chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas, diretora substituta do Instituto Evandro Chagas/SVS/MS

Texto: Anne Costa

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

COMENTÁRIOS