Ibama concedeu licença com a condição de que a mineradora informe possíveis mudanças no projeto original
É oficial! O projeto de construção de uma nova ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins, apresentado pela mineradora Vale à Câmara Municipal de Marabá (CMM) em junho do ano passado, foi autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão ambiental concedeu licença para a obra, que deve resolver um dos maiores gargalos viários do município. Com a nova ponte, caminhões ficarão proibidos de transitar pela atual. A previsão é de que seja entregue em 2025.
A multinacional projeta investimento na ordem de R$ 1,8 bilhão com a obra, que tem prazo de conclusão de cinco anos. Erguida em metal pré-moldado, a nova ponte será semelhante à atual, constituída por rodovia e ferrovia — por isso é chamada de ponte mista ou ponte rodoferroviária.
Quando da apresentação da proposta aos vereadores, os engenheiros da Vale sugeriram impedir o tráfego de veículos pesados pela estrutura já existente, tendo acesso apenas pela nova. A ideia é evitar os enormes engarrafamentos que ocorrem atualmente quando um caminhão quebra sobre a ponte.
A Vale garante que os usuários da parte rodoviária, ferroviária e fluvial estarão seguros, com instalação de dispositivos de segurança disponíveis. Haverá velocidade limite e faixas de segurança amplas para proteger pedestres e para pessoas não caírem no rio.
Ao conceder a licença de implantação, o Ibama advertiu a Vale quanto a possíveis alterações do projeto apresentado, que deverão ser comunicadas à autarquia. A mineradora também deve informar o início e a conclusão das obras.
Fonte: Debate Carajás