MENU
Governo apresenta resultados da 4ª etapa da 'Amazônia Viva'
13/10/2020 07:55 em Notícias

Dados serão expostos nesta terça-feira (13) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

 

Divulgação/Agência Pará

O resultado da quarta etapa da Operação Amazônia Viva, do Governo do Estado, de combate a ações de desmatamento no Pará, será apresentado nesta terça-feira (13), a partir das 10 horas, em Belém. Os dados serão expostos pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, na sede da Semas.

O balanço das três fases anteriores da operação revela que 3.175 metros cúbicos de madeira foram apreendidos e quase 100 mil hectares foram embargados, o equivalente à área territorial de Belém.

A Operação reúne equipes integradas que compõem a Força Estadual de Combate ao Desmatamento (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves e Semas).

As estratégias são coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que faz o monitoramento da floresta e mapeia os pontos de ação dos agentes e fiscais.

Como nas fases anteriores, a quarta etapa da Operação Amazônia Viva alcançou 15 municípios e teve duração de 15 dias. As seis frentes de trabalho cobrem áreas estratégicas de Anapu, Uruará, Pacajá, Itaituba, São Félix do Xingu e Novo Progresso.

A 'Amazônia Viva' faz parte do Plano Estadual Amazônia Agora, no eixo de Comando e Controle. O Plano é uma macroestratégia do Governo do Pará, com a coordenação Semas, que visa estimular o desenvolvimento sustentável e as boas práticas ambientais, além de manter a fiscalização constante por parte dos agentes de segurança e fiscais.

Redução

Em sua segunda fase, em julho, a operação conseguiu reduzir em quase 30% o desmatamento em áreas estaduais dentro do território paraense, se comparado ao mês de julho de 2019, como repassa a Semas.Em agosto de 2020, com a terceira fase, a presença das equipes de fiscalização contribuiu para a diminuição do desmatamento em 60% em relação a agosto de 2019, nas áreas de jurisdição do Estado, no período de permanência dos fiscais.

COMENTÁRIOS