MENU
Renda Pará já beneficiou quase 150 mil famílias de baixa renda em 117 municípios
29/11/2020 10:01 em Notícias

 

Para receber é preciso se cadastrar no site do Banpará e conferir as datas de pagamento no site da Secretaria de Assistência Social

 

 

 

Autor: Agência Pará

 

O Banco do Estado do Pará (Banpará) realizou neste sábado (28) o pagamento do Programa Estadual Extraordinário de Renda, o Renda Pará, para os beneficiados nascidos em março. O incremento de R$ 100 é destinado a famílias paraenses cadastradas no Bolsa Família, do Governo Federal.

 

Para receber é necessário se cadastrar no site do Banpará e conferir o calendário de pagamento no site da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

 

Desde o dia 23 de novembro já foram beneficiadas 142.082 pessoas, em 117 municípios. No segundo sábado de liberação do recurso, na agência Centro, localizada na avenida Presidente Vargas, em Belém, o movimento foi maior de beneficiados.

 

Cláudia Rodrigues mora no bairro do Tenoné e chegou pouco depois das 9h. “Acordei 6h da manhã, me arrumei e ajeitei umas coisas lá em casa. Imaginei que estaria lotado, mas quando cheguei aqui vi pouca gente e a fila está andando rápido. Já fiquei animada. Ainda vai dar tempo de voltar para casa e preparar o almoço e depois ir para a tarde de louvor. Para a gente, é uma boa ação porque uns R$ 100 que chega nesse momento é uma boa ajuda”, avaliou a autônoma.

 

A procura maior que a primeira semana se deve ao fato de mais pessoas tomarem conhecimento do seu direito. Além disso, o Banpará abriu a possibilidade de recebimento na boca do caixa, sem a necessidade do cartão magnético.

 

“Percebemos que, se temos condições, podemos atender rápido, colocar pessoas na retaguarda, caixas. É um pagamento de um único valor, dá essa dinâmica. As pessoas que vão cadastrar a senha, torna-se mais moroso. Então damos a opção de vir buscar o cartão depois. A intenção é que elas recebam o mais rápido possível, para que possamos atender muito mais”, afirmou a gerente geral da agência, Arcélia Santiago Miranda.

 

EXPERIÊNCIA

A experiência da instituição financeira também facilitou a agilidade. “Nós já estamos acostumados com grandes demandas, essa não é a primeira. Já tivemos o Fundo Esperança, nossos lançamentos de produtos (consignado, BanparáCard). Como já temos essa expertise, no primeiro dia já fazemos uma avaliação para ver o que é necessário mudar para as pessoas não gastarem tempo, verificamos os grupos de risco prioritários, por exemplo. E se precisar de uma equipe maior, temos à disposição”, acrescentou a gerente geral. Somente nessa agência a previsão é de 12 mil pessoas beneficiadas.

 

Amanda Serrão Dantas trouxe a filha Adria Rafaela, 3 anos. “Entrei no site para me cadastrar e hoje foi a data do meu mês. Foi excelente, consegui resolver rápido. Já dá para ajudar em casa, comprar as coisinhas dela. Somos só eu e ela. Está tudo caro e com criança é um gasto muito grande. Veio em boa hora esse dinheiro”, disse a moradora do bairro da Condor.

 

O valor também vai auxiliar a idosa Ana Maria Costa da Silva. “A ajuda foi boa. Minha filha viu no site e fez o cadastro para eu 'vim' receber. Até que ajuda em alguma coisa que está faltando em casa. Foi uma boa solução”, avaliou Ana Maria.

 

A opinião é compartilhada pelo vigilante Antônio Carlos Garcia Rodrigues, que vive com a esposa e dois filhos no Distrito de Outeiro. “Eu estava viajando no interior quando eu soube que o Governo do Estado ia dar um valor a mais para nós. Eu vim embora. Achei uma boa já ajuda muito na renda da família, para a gente comprar uma coisa a mais”, elogiou Antônio Carlos.

 

CALENDÁRIO

Nos dias específicos de liberação do benefício, as agências funcionam com horário diferenciado, atendendo os beneficiários do Renda Pará de 14h às 16h, o que não impede deles também serem atendidos nos horários anteriores da agência.

 

Os dias de pagamento ocorreram em 23, 24 e 28/11. Os próximos serão de 1º a 5/12; de 7 a 12/12; de 14 a 19/12. 

 

Aos sábados, as agências funcionarão de 9h às 14h atendendo somente esses contemplados.

 

 

COMENTÁRIOS