MENU
Justificativa de voto termina nesta quinta-feira
30/11/2016 09:12 em Notícias

Nesta quinta-feira (1º) será o último dia para justificar a ausência no primeiro turno das eleições deste ano. Até ontem, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), estava com pouco movimento. Mas, como de costume, espera-se que o último dia tenha o pico de movimento. Nem é preciso ir ao local, na travessa Pirajá - entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma -, pois é possível fazer a justificativa pela internet, no site www.tre-pa.jus.br, pelo sistema "Justifica".

O TRE-PA lembra que o eleitor tem 60 dias, após as eleições, para justificar a ausência. Caso não o faço, poderá pagar multa. Se não justificar ausência em três eleições, poderá ter o título cancelado e enfrentar uma série de prejuízos, como não poder assumir cargo público e nem ser contratado num emprego, ficando também com o CPF irregular e impossibilitado de obter um passaporte.

Apenas dizer o motivo da ausência não basta. É preciso provar. Para isso valem folhas de frequência, atestados médicos, cartões de embarque ou comprovantes de passagem. É preciso depois acompanhar o processo, pois a justificativa pode ser recusada. Quem estava fora do país tem um prazo diferenciado: até 30 dias para justificar após a data de retorno.

O taxista Reginaldo do Carmo Soares, 63, disse que não teve condições de votar no primeiro turno das eleições em decorrência de ter passado por um procedimento cirúrgico. “Eu fiz uma cirurgia na vista e não tinha como sair de casa, mas vim aqui justificar o voto e não encontrei nenhum sufoco. Tudo rápido”, disse o taxista.

O marinheiro Nilson Jesus Peixoto, 38, também procurou o Fórum Eleitoral, ontem, para justificar o voto do primeiro turno. Ele disse que há quatro anos não consegue praticar o ato de votar, pois ele faz viagens a trabalho com frequência e as últimas eleições vêm coincidindo com períodos fora de Belém.

Como o segundo turno conta como uma nova eleição, quem não compareceu no dia 30 de outubro, terá até 29 de dezembro para justificar o voto. Quem for justificar a ausência do primeiro turno, pode poupar preocupação e já fazer a justificativa do segundo turno.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!