Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Incêndios têm expandido as savanas no meio da Amazônia
07/04/2021 06:56 em Notícias

O processo de savanização preocupa os pesquisadores sobre a preservação da floresta amazônica.

 

Um estudo aponta que por conta dos incêndios florestais, além da fronteira agrícola, o coração da mata amazônica também está sendo degradada, iniciando assim um processo de savanização. 

 

A descoberta foi feita graças a uma paisagem de ecossistemas inundáveis, no médio rio Negro, na região do município de Barcelos próximo a Manaus, onde foram encontradas manchas de savana de areia branca no meio da floresta. Após o incêndio acabar com a vegetação, ocorre um processo de erosão no solo por conta do solo ser rico em argila e se forma esse tipo de fenômeno.

 

Os pesquisadores também constataram que não só o solo da região mudou, mas ocorreu até a proliferação de árvores típicas das savanas de areia branca.

 

“Nossa pesquisa mostrou que as savanas nativas estão em expansão e podem se expandir ainda mais na Amazônia. Não ao longo do ‘arco do desmatamento’, onde as gramíneas exóticas estão se espalhando, mas sim a partir de manchas de savana de areia branca disseminadas por toda a bacia, em regiões remotas”, afirma o pesquisador da FAPESP Bernardo Flores.

 

Se nada for feito, a tendência é o fenômeno piorar. Segundo Flores, agora é hora de implementar programas que defendam as florestas amazônicas. "Por exemplo, controlar o manejo de fogo para diminuir a propagação de incêndios florestais durante os períodos secos”, alerta.

 

 

 

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE