Current track

Title

Artist

Governo Lula refuta proposta dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas.

Written by on 7 de maio de 2025

Governo Lula refuta proposta dos EUA de classificar o PCC e o CV como organizações terroristas.

Foto: Agência Brasil


Rejeição à Proposta dos EUA

O governo do presidente da republica, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitou, na terça-feira (07/05), a proposta dos Estados Unidos, liderada pela administração de Donald Trump, de classificar as facções criminosas brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

Reunião entre Autoridades Brasileiras e Americanas

A solicitação foi feita durante uma reunião em Brasília entre autoridades brasileiras e uma comitiva americana chefiada por David Gamble, chefe interino da coordenação de sanções do Departamento de Estado dos EUA, conforme reportado pelo jornal Estadão.

Posição dos EUA sobre o Pedido

Segundo os EUA, a classificação das facções como organizações terroristas permitiria a aplicação de sanções mais rígidas, com base em sua legislação antiterrorismo. Gamble afirmou que o FBI identificou a presença dessas facções em 12 estados dos EUA, incluindo Nova York, Flórida e Nova Jersey, e alegou que elas usariam o território americano para lavagem de dinheiro por meio de brasileiros.

Rejeição Brasileira à Classificação de Terrorismo

Contudo, o governo brasileiro rejeitou a proposta, argumentando que as facções não têm motivação ideológica, mas financeira. Sendo assim, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública, e da Polícia Federal, ressaltaram as políticas de combate ao crime organizado, como o isolamento de líderes e a cooperação entre polícias e MP.

Especulações sobre a Visita de Gamble

Sendo assim, a reunião aconteceu em meio a especulações sobre a visita de Gamble, que, segundo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), teria como objetivo pressionar os EUA para impor sanções ao ministro do STF Alexandre de Moraes. Contudo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) recebeu a delegação americana e negou que abordasse esse assunto.

Fonte: InfoMoney


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist