Current track

Title

Artist

MST ocupa Prefeitura de Parauapebas e cobra melhorias em infraestrutura, saúde e educação rural

Written by on 12 de agosto de 2025

MST ocupa Prefeitura de Parauapebas e cobra melhorias em infraestrutura, saúde e educação rural


MST: Bloqueio de via marca início da mobilização

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizaram, entre segunda-feira (11/08) e terça-feira (12/08), uma série de manifestações que culminaram na ocupação da Prefeitura de Parauapebas. O movimento reivindica melhorias em infraestrutura, saúde e educação para comunidades rurais do município.

A mobilização teve início na manhã de segunda-feira (11), quando moradores do acampamento Terra e Liberdade, no assentamento Palmares II, bloquearam a estrada que dá acesso à mineradora Ligga. Os manifestantes denunciaram as más condições da via e a precariedade da Escola Pública da Palmares II.

Ocupação da Prefeitura

Na manhã seguinte (12), ônibus e motocicletas com integrantes do MST saíram da zona rural em direção ao centro da cidade. O grupo chegou à sede do Executivo municipal, derrubou o portão principal e entrou no prédio, que segundo a gestão foi esvaziado por questões de segurança.

“Estamos abertos ao diálogo com qualquer organização, desde que de forma pacífica e sem depredação do patrimônio público. Até o momento, não recebemos oficialmente nenhuma pauta de reivindicação”, informou a Prefeitura em nota.

Reivindicações apresentadas

Em documento divulgado à imprensa, o MST e comunidades rurais de Parauapebas apresentaram uma extensa lista de demandas. Entre elas, estão a pavimentação de vicinais, a doação de terrenos para escolas, a ampliação de unidades de saúde, a criação de programas agrícolas, o fornecimento de transporte escolar, a perfuração de poços artesianos, o acesso à internet nas áreas rurais bem como o incentivo à cultura no campo.

Por outro lado, além dessas reivindicações, a pauta também critica a atual gestão, acusando-a de “sucatear serviços públicos” e “perseguir lideranças comunitárias”. Nesse sentido, o movimento afirma que manterá a “Jornada de Lutas Municipal” até que, segundo seus representantes, as demandas sejam integralmente atendidas.

Decisão judicial

Diante da escalada dos protestos, assim, a Vara da Fazenda Pública de Parauapebas concedeu, nesta manhã, uma tutela de urgência a pedido do município. Com isso, determinou-se a desobstrução imediata das escolas e bens públicos ocupados, bem como a proibição de novos bloqueios em prédios e vias municipais.

Além disso, a decisão autoriza o uso proporcional da força policial para cumprimento da ordem, vedando o uso de força letal, e ainda fixa multa diária de R$ 2 mil por pessoa identificada em caso de descumprimento. Por fim, até o fechamento desta edição, forças de segurança permaneciam no centro da cidade e no entorno da Prefeitura, justamente para evitar novos confrontos.

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist