Em agosto, por exemplo, houve uma redução de 200 mil pessoas no cadastro de inadimplentes em todo o Brasil, o que demonstra a retomada da tendência de queda registrada no início do ano. Consequentemente, o número de inadimplentes voltou ao nível observado no começo de 2023. Adicionalmente, as principais causas de endividamento, como dívidas com bancos, contas básicas e serviços, registraram uma redução.
Além disso, um mutirão de negociação de dívidas já conta com mais de mil empresas participantes. Nesse contexto, a Serasa oferece 550 milhões de reais em descontos para dívidas, com pagamento instantâneo via Pix.
O Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa revela uma tendência de queda no índice de inadimplência no Brasil. Em agosto, o número de pessoas endividadas atingiu a terceira menor marca do ano, com 72,4 milhões de inadimplentes, retornando aos níveis de janeiro e fevereiro. Em outras palavras, a queda foi de 200 mil nomes no cadastro de inadimplentes em agosto.
“Desde abril, observamos uma redução no número de inadimplentes”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome. De acordo com ela, essa tendência de queda reduz a pressão no orçamento familiar e melhora o acesso ao crédito.
Em agosto, praticamente todas as categorias de dívida apresentaram redução. Dívidas com bancos e cartões de crédito, que representam 27,9% do total, tiveram uma queda de 0,46%. Da mesma forma, as contas de água, luz e gás caíram 0,15%, enquanto o setor de serviços, que inclui transporte e atendimento ao cliente, registrou a maior queda, com 1,22%. Entretanto, a única exceção foi o setor de telecomunicações, que aumentou 0,5%.
No Pará, o número de inadimplentes aumentou pelo segundo mês consecutivo. Entre julho e agosto, mais 1.458 pessoas entraram na lista de negativados, elevando o total para 2.632.330, o que representa 42,55% da população do estado.
O valor médio de dívida por inadimplente no Pará é de R$ 4.163,55. Além disso, os segmentos com maior número de dívidas são cartões e bancos (30,17%), seguidos pelo varejo (19,11%) e financeiras (17,65%).
O mapa da Serasa mostra que a maior parte das dívidas no estado está concentrada entre a população de 26 a 40 anos (35,9%), seguida pelos de 41 a 60 anos (33,8%).
Para contribuir com a redução da inadimplência, a Serasa disponibiliza 550 milhões de reais em descontos para dívidas de mil empresas. Os consumidores podem renegociar suas dívidas diretamente pelo site ou aplicativo, limpando o nome instantaneamente ao pagar via Pix.
Imagem: IA
Fonte: Três Comunicação