BioParque Vale Amazônia celebrará 40 anos com novas atrações.
Written by Henrique Gonzaga on 10 de abril de 2025
BioParque Vale Amazônia celebrará 40 anos com novas atrações.
Comemoração de 40 anos com novas atrações
O BioParque Vale Amazônia celebra quatro décadas de existência com a inauguração de novas atrações a partir do domingo, 13 de abril. Uma das novidades é a passarela de acessibilidade, projetada para facilitar o deslocamento de cadeirantes, mães com carrinhos de bebê e pessoas com mobilidade reduzida.
Caminhão fora de estrada em exposição permanente
Além das atrações interativas, outro destaque é a exibição permanente de um caminhão fora de estrada, um dos maiores símbolos da mineração. O modelo, com capacidade de carga de até 240 toneladas, o equivalente a 240 carros populares, desperta grande curiosidade e, a partir de agora, poderá ser admirado de perto pelos visitantes.
Mineração e conservação ambiental
De acordo com Pedro Aderson, diretor de Meio Ambiente da Vale, os visitantes poderão, além de se encantar com as atrações, aprender mais sobre o processo de mineração e os projetos de conservação ambiental desenvolvidos pela empresa. Nesse contexto, a Vale busca equilibrar desenvolvimento econômico, preservação da natureza e impacto social.
Exposição interativa no Centro de Visitantes
Como parte das celebrações, será inaugurada uma exposição no Centro de Visitantes do parque. O espaço contará com uma mesa interativa que apresenta informações sobre a fauna e flora amazônicas. Vídeos vão esclarecer dúvidas como o modo de alimentação das onças e contar histórias como a da macaca Chicó, resgatada de um bar e atualmente integrada a um grupo de sua espécie.
Realidade aumentada e virtual enriquecem a experiência
Além das trilhas e recintos, os visitantes também poderão explorar uma mostra de diferentes tipos de minérios, entendendo melhor como esses recursos estão presentes no cotidiano. Como complemento, a atração inclui um espaço com realidade aumentada, onde é possível tirar fotos com os animais do parque em cenários da floresta e baixá-las no celular.Além disso, óculos de realidade virtual (VR) proporcionarão uma experiência imersiva pelo trajeto da Vale, da mina de Carajás ao porto de São Luís.
Passarela acessível de mais de 2 km
Além disso, a nova passarela, com mais de 2 quilômetros de extensão, permitirá uma experiência mais inclusiva ao longo do percurso na floresta. Dessa forma, o caminho passa por diversos recintos, incluindo os de primatas, felinos, aves de rapina e o viveiro de imersão com aves.
Atuação da Vale na proteção da Amazônia
Desde o início do projeto Grande Carajás, a Vale está presente na Amazônia. Atualmente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a empresa protege cerca de 800 mil hectares no Mosaico de Carajás, no Pará. No entanto, as operações da empresa ocupam menos de 3% dessa área total.
Referência em educação ambiental
Por isso, o BioParque, criado e mantido voluntariamente pela Vale, tornou-se, ao longo de 40 anos, uma referência em educação ambiental e conservação da biodiversidade, reforçando, assim, o compromisso com a proteção da floresta amazônica
Serviço
- O que: BioParque Vale Amazônia celebra 40 anos com novas atrações
- Quando: 13 de abril, a partir das 9h
Localização:
Est. Raymundo Mascarenhas, s/n, Km 26 – Núcleo Urbano de Carajás, Parauapebas (PA), Brasil.
Horário de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 16h.
Fechado às segundas-feiras para manutenção.
Contato:
Recepção – (94) 3327-5348
Herbário – (94) 3327-4722
Setor Técnico – (94) 3327-4875
Entrada: Gratuita.
Fonte: Zé Dudu