Current track

Title

Artist

Comércio de Parauapebas enfrenta dificuldades: prefeitura e empresários buscam saídas conjuntas

Written by on 9 de julho de 2025

Comércio de Parauapebas enfrenta dificuldades: prefeitura e empresários buscam saídas conjuntas

Comércio de Parauapebas enfrenta dificuldades: prefeitura e empresários buscam saídas conjuntas

Foto: (Reprodução/Redes Sociais)


ACIP, CDL e Prefeitura discutem sobre o comércio de Parauapebas

Na manhã desta terça-feira (08/07), a Prefeitura de Municipal de Parauapebas realizou uma reunião com representantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (ACIP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para debater medidas voltadas à crise econômica que afeta o comércio e o setor de serviços no município.

O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Aurélio Goiano (Avante) e contou com a presença dos presidentes das entidades, Iran de Moura (ACIP) e Euler Ronny (CDL), além de secretários municipais e assessores.

Setor empresarial cobra ações concretas

Durante a reunião, representantes das entidades empresariais apresentaram, primeiramente, demandas ligadas à redução da burocracia para novos empreendimentos. Além disso, destacaram a necessidade de incentivos ao empreendedorismo, valorização do comércio local, fortalecimento do polo universitário e, por fim, o estímulo ao turismo como estratégia para movimentar a economia.

Segundo Euler Ronny, a conversa permitiu expor as dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos meses, além de apontar caminhos possíveis para amenizar os impactos da queda nas receitas municipais.

Propostas da gestão seguem em análise

Por outro lado, a gestão municipal apresentou propostas que ainda estão sendo avaliadas internamente, como a possível criação de distritos industriais, a reformulação do transporte público e, além disso, medidas fiscais que poderiam reduzir a carga para os comerciantes locais.

Prometeram continuar o diálogo

Nesse sentido, o secretário de Desenvolvimento, Max Alves, defendeu a importância de manter canais de diálogo com o setor produtivo, destacando que esse tipo de aproximação pode contribuir para políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da cidade.

Logo, a Prefeitura informou que outras reuniões com representantes do comércio deverão ocorrer nos próximos meses, com a intenção de dar seguimento às discussões e buscar saídas para o cenário atual.

Reivindicações seguem em pauta

Apesar disso, embora a reunião tenha sido vista como positiva pelas entidades presentes, ainda não há prazos definidos para a implementação de nenhuma das medidas discutidas. Sendo assim, o comércio local segue aguardando ações mais efetivas diante do enfraquecimento da economia e da instabilidade que atinge empresários e trabalhadores da cidade.

Fonte: PortalPebão

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist