Ação rápida de policiais e instrutor de APH salva criança de afogamento no Bairro da Paz, em Parauapebas
Written by Henrique Gonzaga on 13 de agosto de 2025
Ação rápida de policiais e instrutor de APH salva criança de afogamento no Bairro da Paz, em Parauapebas
Ação rápida das Autoridades salva criança
Na noite de terça-feira (12/08), por volta das 22h, a rápida atuação de policiais militares do 23º Batalhão e de um instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foi decisiva para salvar a vida de uma criança de 1 ano e 8 meses que havia se afogado em uma caixa d’água, no Bairro da Paz, em Parauapebas (PA).
Pais Desesperados
Durante rondas pela Rua Marabá, no cruzamento com a Rua do Arame, um casal em estado de desespero abordou a guarnição da viatura da PM. Otoniel da Conceição e Fabíola da Silva relataram que o filho, Braian Ferreira, estava inconsciente após o afogamento.
A mãe, aos prantos, entregou a criança nos braços de um agente da guarnição, que imediatamente iniciou a manobra de Heimlich. O menino começou a apresentar vômitos, sinal de resposta às tentativas de desobstrução das vias respiratórias.
Apoio de instrutor e manobras de reanimação
Nesse momento, um instrutor de APH Tático, aproximou-se e assumiu o atendimento, dando continuidade às manobras de Heimlich e iniciando a RCP (Reanimação Cardiopulmonar).
A criança apresentou sinais de vida, mas oscilava entre a consciência e a inconsciência, exigindo a continuidade dos procedimentos no local até que sua condição se estabilizasse.
Escolta até o hospital
Logo, durante o atendimento, a equipe da guarnição, passou pelo local e foi acionada para dar apoio. Assim, eles realizaram a escolta da viatura até o Hospital Geral de Parauapebas (HGP), garantindo rapidez e segurança no deslocamento.
Em seguida, ao chegar ao hospital, a equipe encaminhou a criança para a sala vermelha, onde um médico a atendeu. Em seguida, após realizar os procedimentos de reanimação, a equipe fez Braian recuperar os sinais vitais e o internou na Unidade de Cuidados Especiais (UCE) para observação.
Reconhecimento pela agilidade
O médico destacou que “se não fosse a presteza e rapidez da guarnição, juntamente com o instrutor de APH Tático, talvez o desfecho não tivesse sido tão positivo”.
O Instrutor relatou ainda que, no dia anterior, havia ministrado uma instrução de APH Tático na empresa Ômega e que a aplicação imediata dos conhecimentos técnicos foi fundamental para salvar a vida da criança.
ㅤ