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Barcarena faz preparativos para a COP-30, o município pode ganhar aeroporto executivo para atender demandas.

Written by on 20 de fevereiro de 2025

Barcarena faz preparativos para a COP-30, o município pode ganhar aeroporto executivo para atender demandas.

Foto: Redes Sociais


Preparativos para a COP-30 em Belém e Municípios Vizinhos

Além de Belém, que está se preparando intensamente para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em novembro de 2025, municípios vizinhos também estão empenhados em oferecer suporte para o evento.

Barcarena, localizada a 38 km da capital, ao norte do estado, é um exemplo, pois as obras de infraestrutura estão avançando rapidamente. Além disso, melhorias no abastecimento de água tratada e no sistema de coleta e tratamento de esgoto estão em andamento. Até o momento, cerca de 100 quilômetros de novas redes já foram instaladas, de um total de 400 planejados até o final do ano.

Ademais, o programa “Trata Bem Barcarena”, lançado em julho de 2024, com investimentos superiores a R$ 150 milhões, visa garantir que todos os moradores tenham acesso a esses serviços até a COP-30.

Construção de Aeroportos Executivos

O Governo Federal, seguindo orientações da Força Aérea Brasileira (FAB), está considerando a construção de dois aeroportos executivos no Pará para atender à demanda gerada pela COP-30. Primeiramente, um deles está planejado para a região metropolitana de Belém, enquanto o outro está previsto para a Ilha de Marajó, a aproximadamente 140 km da capital.

Além disso, em Barcarena, o prefeito Renato Ogawa (PP) recebeu uma comitiva da Infraero, acompanhada pelo secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, Marco Mendes, e pelo diretor de operações portuárias da CDP, Alexandre Carvalho, com o objetivo de avaliar áreas potenciais para a construção do aeroporto.

Análises de Viabilidade e Impacto Ambiental

O Ministério do Turismo enfatiza que análises de viabilidade estão em curso para assegurar que esses aeroportos estejam operacionais durante a COP-30. Além disso, a aviação executiva, que inclui voos privados com jatos, turboélices e helicópteros, deve experimentar um aumento significativo devido ao transporte de líderes globais e autoridades.

No entanto, essa modalidade é mais poluente que a aviação comercial, consumindo de cinco a 14 vezes mais carbono por passageiro. Por isso, para mitigar o impacto ambiental, o Ministério de Portos e Aeroportos está incentivando o compartilhamento de aeronaves.

Compromissos Climáticos do Brasil

Na última COP, realizada em Baku, no Azerbaijão, o Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa entre 59% e 67% até 2035. Dessa forma, a construção de aeroportos executivos no Pará para a COP-30 reflete o esforço do governo em fornecer infraestrutura adequada ao mesmo tempo em que busca alcançar suas metas climáticas.

Fonte: Portal Barcarena


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