Belém recebe palestra histórica sobre Carajás no aniversário de 15 anos do Instituto Tecnológico Vale
Written by Henrique Gonzaga on 29 de julho de 2025
Belém recebe palestra histórica sobre Carajás no aniversário de 15 anos do Instituto Tecnológico Vale
Em Belém Evento reúne especialistas e autoridades para debater mineração, ciência e COP30 na capital paraense
Na manhã desta terça-feira (29/07), o Instituto Tecnológico Vale (ITV), sediado em Belém, celebrou seus 15 anos de fundação com um evento especial que reuniu pesquisadores, executivos da mineradora Vale, autoridades e representantes da imprensa.
O ponto alto da programação foi a palestra do geólogo Breno Augusto dos Santos, responsável direto pela descoberta da Província Mineral de Carajás. Pela primeira vez, Breno apresentou em Belém os detalhes da expedição que, na década de 1960, revelou uma das maiores jazidas de minério de ferro do mundo.
“Sou um dos poucos daquela época que ainda está vivo. Enquanto eu estiver aqui, aproveitam”, Brincou, durante entrevista ao locutor Elson Brito, no programa Alerta 96 da Rádio Arara Azul FM.
Documentário sobre Carajás está em produção
Desse modo, a participação de Breno também faz parte da produção de um documentário sobre a história de Carajás. Com financiamento do projeto Paulo Gustavo, a obra está sendo desenvolvida pela produtora Sapo de Vidro, de Parauapebas.
“Gravamos mais de 70 horas de conteúdo. Só comigo foram cerca de 50. O desafio agora é transformar tudo isso em um filme de 1 hora e 20”, contou Breno.
Assim como, ele também destacou as transformações pelas quais a mineração passou nas últimas décadas:
“Muita coisa mudou. Algumas transformações foram para melhor, outras nem tanto. Mas o avanço técnico e social é visível”, avaliou.
ITV destaca ciência feita na Amazônia
Bem como, durante o evento, o diretor científico do ITV, Guilherme Oliveira, apresentou um balanço das atividades realizadas ao longo dos 15 anos do instituto. Em seguida, destacou que a atuação do ITV se fundamenta em uma ciência aplicada, com foco no desenvolvimento sustentável da região amazônica.
“Temos laboratórios em nível global e trabalhamos para apoiar a empresa, mas também a sociedade, estudando biodiversidade, clima e economia local”, explicou.
Além disso, Guilherme também destacou que o ITV realiza pesquisas com recortes específicos para entender melhor as comunidades locais, como as de Parauapebas e Canaã dos Carajás, propondo alternativas de desenvolvimento de maior valor agregado
Vale aposta em soluções baseadas na natureza
Nesse sentido, a diretora de Soluções da Natureza da Vale, Patrícia Daros, participou do evento e reforçou o compromisso da empresa com a agenda ambiental, especialmente diante da aproximação da COP30, que será realizada em Belém em 2025.
“O Brasil, e particularmente a Amazônia, é um celeiro de soluções baseadas na natureza. Já existem respostas prontas aqui, e queremos mostrá-las ao mundo”, afirmou.
Ela destacou três pilares da atuação da Vale na agenda climática:
-
Descarbonização da cadeia de produção
-
Conservação e restauração florestal com valor social
-
Transição justa, com participação das comunidades locais
“A floresta em pé é uma aliada do nosso negócio. A Vale opera há 40 anos na Floresta Nacional de Carajás e ocupa apenas 3% da área total. O restante está sob conservação em parceria com o ICMBio”, explicou.
Compromisso com o território, as pessoas e o planeta
Sendo assim, além de celebrar o legado do Instituto Tecnológico Vale, o evento realizado em Belém também reforçou o papel estratégico da ciência, da memória histórica e da sustentabilidade no desenvolvimento da mineração no Brasil.
Com destaque para a palestra de Breno Augusto dos Santos, a programação técnica evidenciou que é possível integrar produção econômica, conservação ambiental e inclusão social, sobretudo em uma das regiões mais sensíveis e biodiversas do planeta: a Amazônia brasileira.
ㅤ