Complexo da Polícia Civil em Canaã dos Carajás moderniza atendimento e reforça segurança na região
Written by Henrique Gonzaga on 24 de setembro de 2025
Complexo da Polícia Civil em Canaã dos Carajás moderniza atendimento e reforça segurança na região
Novo marco na segurança pública
O município de Canaã dos Carajás ganhou um importante reforço na área da segurança pública com a inauguração do Complexo Integrado da Polícia Civil. A nova estrutura reúne, em um só espaço, delegacias especializadas, setor de investigação e atendimento ao público, garantindo mais agilidade nos serviços e melhores condições de trabalho para os servidores.
Desde a abertura, há pouco mais de sete meses, já foram realizados mais de 3,6 mil atendimentos, atendendo à crescente demanda da população de cerca de 77 mil habitantes. O investimento, superior a R$ 10 milhões, foi possível graças a um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Canaã dos Carajás.
Estrutura moderna e humanizada
O Complexo, além disso, abriga uma delegacia principal com 10 salas, gabinetes para delegados, cartórios, salas de custódia, copa, lavabos, alojamentos e celas, todos planejados de forma integrada para oferecer mais conforto e eficiência.
Atualmente, de 15 a 20 policiais civis atuam no Complexo, entre eles três delegados , um titular, um plantonista e uma delegada da Mulher, que garantem a cobertura em regime de plantão 24 horas.
Atendimento especializado a vulneráveis
Entre os avanços, destaca-se que o Complexo passou a contar com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e a Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA). Além disso, ambas dispõem de brinquedoteca, setor psicossocial e cartórios próprios, o que reforça ainda mais a proteção às vítimas de violência.
Complexo da Polícia Civil: Sustentabilidade e Tecnologia
Sendo assim, o Complexo é a primeira unidade policial do Pará a utilizar energia solar como fonte principal, reduzindo custos operacionais e reforçando o compromisso ambiental.
Além disso, conta com um setor exclusivo de perícia papiloscópica, com infraestrutura moderna para exames biométricos e coleta de impressões digitais, acelerando a emissão de documentos e processos de identificação civil e criminal.
Resultado dos investimentos
A entrega do Complexo, portanto, integra a política estadual de reestruturação da rede de segurança pública, que, desde 2019, já resultou na inauguração de mais de 20 unidades policiais em diferentes regiões do Pará.
Além disso, esses investimentos têm refletido diretamente nos indicadores de criminalidade. Em agosto de 2025, por exemplo, o Pará registrou o melhor resultado em sete anos na redução de crimes violentos, com queda superior a 50% nos casos de homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em comparação com agosto de 2018
ㅤ
Fonte: Agência Pará
ㅤ