Concepa promoverá audiência pública em Parauapebas para tratar de falhas no fornecimento de energia.
Written by Henrique Gonzaga on 9 de abril de 2025
Concepa promoverá audiência pública em Parauapebas para tratar de falhas no fornecimento de energia.
Reunião pública discutirá atuação da Equatorial Energia em Parauapebas
A distribuidora Equatorial Energia será o foco de uma reunião pública agendada para esta quinta-feira (10/04), em Parauapebas. Isso porque a população tem se queixado com frequência das interrupções no fornecimento de energia elétrica, seja na zona urbana, seja na zona rural. Além disso, há reclamações sobre a demora da empresa em restabelecer o serviço.
Concepa participa de audiência com autoridades e população
Diante das reclamações, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Pará (Concepa) estará presente na cidade com o objetivo de dialogar com moradores, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como órgãos de defesa do consumidor e, inclusive, integrantes da própria concessionária.
Reunião será aberta ao público
O encontro está marcado para as 17h30, no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, com acesso livre ao público. Estão confirmadas as presenças dos defensores públicos Cássio Bitar, presidente do Concepa; Kelly Soares, coordenadora do Núcleo Regional de Carajás; e Davi Oliveira, diretor do Interior da Defensoria Pública do Estado (DPE).
Concepa analisará medidas legais para melhoria do serviço
Criado por resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Concepa atua na representação dos consumidores dentro do setor elétrico regulado. Ao final da reunião, o conselho deverá avaliar e deliberar sobre possíveis ações legais para melhorar o fornecimento de energia em Parauapebas, com encaminhamento das decisões à Aneel.
Legislativo também cobra explicações
Na sessão ordinária da terça-feira (8), da Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Fred Sanção (PL) denunciou novas falhas no fornecimento de energia elétrica na cidade e cobrou providências da Equatorial Energia. Segundo o parlamentar, no dia 29 de março, moradores da quarta etapa do bairro Nova Carajás ficaram cerca de 16 horas sem energia após a explosão de um transformador. Ainda de acordo com ele, a concessionária demorou 12 horas para enviar uma equipe técnica ao local e solucionar o problema.
Na zona rural, uma cooperativa teria perdido mais de seis mil litros de leite armazenados devido à interrupção do fornecimento, que durou 72 horas. As informações foram relatadas pelo vereador durante seu discurso na tribuna.
Requerimento aprovado na Câmara cobra explicações da Equatorial
Diante das constantes queixas, o vereador teve aprovado um requerimento solicitando que a Mesa Diretora da Câmara Municipal envie ofício à Equatorial Energia. O objetivo é que a concessionária apresente explicações técnicas e detalhadas sobre as frequentes falhas no sistema elétrico de Parauapebas.
O documento também pede esclarecimentos sobre as medidas emergenciais adotadas para garantir o fornecimento regular de energia, além de informações sobre investimentos planejados ou em andamento para modernizar e expandir a rede elétrica, especialmente nas áreas rurais e no distrito industrial.
Relatórios e cronogramas também estão sendo exigidos
O parlamentar também solicita que a empresa encaminhe à Câmara relatórios de manutenção preventiva e corretiva realizadas nas últimas operações. Além disso, cobra o envio de um cronograma com soluções definitivas para os problemas enfrentados por consumidores residenciais, comerciais, industriais e da agricultura familiar.
Impactos negativos são destaque em pronunciamento
Durante seu discurso, Fred Sanção ressaltou os prejuízos causados pelas interrupções no fornecimento:
“Apagões, variações bruscas de tensão e demora no restabelecimento do serviço são situações frequentes, amplamente noticiadas pela imprensa e nas redes sociais. Esses problemas geram prejuízos econômicos, insegurança alimentar, riscos à saúde, perdas de mercadorias, suspensão de aulas e paralisação de serviços essenciais”, declarou.
Viagem a Belém e busca por soluções
Nesse sentido, na tentativa de resolver a situação, Fred Sanção, por tanto, afirmou que pretende ir a Belém para tentar um encontro direto com o presidente da Equatorial no Pará. A iniciativa busca abrir diálogo e pressionar por medidas efetivas para solucionar os problemas no fornecimento de energia em Parauapebas.
Histórico de críticas à concessionária
Vale destacar que, as críticas à Equatorial não são recentes. Por exemplo, em 2023, os vereadores de Parauapebas aprovaram uma moção de repúdio contra a empresa, em razão da má qualidade dos serviços prestados. Na ocasião, o vereador Zé da Lata (Avante) afirmou que a atuação da concessionária representa um “desserviço” ao município.
Manutenção da rede
Em seu site oficial, a Equatorial Pará informa que iniciou um novo cronograma de manutenção preventiva na rede elétrica de Tucuruí e região. Segundo a empresa, “Buscando levar segurança e melhorar o fornecimento de energia elétrica dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento e Goianésia do Pará, no sudeste do Estado, a Equatorial Pará iniciou diversas ações de inspeções e manutenções preventivas na rede de baixa tensão.”
Além disso, a ação, que teve início em janeiro, já beneficiou cerca de 40 mil famílias, incluindo os comércios. Por fim, a empresa destacou que deve estender a manutenção para outros municípios nos próximos meses.
Fonte: Zé Dudu