Justiça Eleitoral realizará a diplomação do prefeito e de vereadores eleitos para 2025 em Parauapebas na próxima segunda-feira.
Escrito por Henrique Gonzaga em 13 de dezembro de 2024
Justiça Eleitoral realizará a diplomação do prefeito e vereadores eleitos para 2025 em Parauapebas na próxima segunda-feira.
A diplomação é o processo pelo qual a Justiça Eleitoral confirma que o candidato ou a candidata foi eleito(a) pelo povo e, portanto, está apto(a) a assumir o cargo. Durante essa cerimônia, são entregues os diplomas, que são assinados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pela junta eleitoral, conforme o caso.
Além disso, durante a cerimônia de diplomação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) entrega os diplomas, certificando que os eleitos cumpriram todas as obrigações eleitorais e estão aptos a tomar posse. Este ano, a diplomação dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandato de 2025 a 2028 acontecerá na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), no Plenário João Prudêncio de Brito, na próxima segunda-feira (16), às 17 horas. Na ocasião, a juíza da 106ª zona eleitoral, excelentíssima senhora Juliana Lima Souto Augusto, presidirá a solenidade de entrega dos diplomas aos eleitos em Parauapebas.
Por fim, a Câmara Municipal de Parauapebas abrirá a cerimônia ao público e transmitirá pelos seus canais oficiais.
Das Eleições
Em Parauapebas, 200.693 eleitores estavam aptos a votar nas eleições municipais de 2024, e 162.732 (81,10%) compareceram às urnas em 6 de outubro. Consequentemente, Aurélio Goiano (AVANTE) foi eleito prefeito com 58,52% dos votos (92.073), tendo Francisco Alves de Souza, o Chico das Cortinas, como vice. Durante a cerimônia, serão diplomados 17 vereadores, dois a mais que na eleição anterior, para a Legislatura de 2025 a 2028. Desses 17 vereadores, 11 são novos e seis foram reeleitos. Além disso, Michel Carteiro (PV) foi o mais votado, com 5.508 votos. Após a diplomação, os eleitos estarão aptos a assumir seus mandatos em 1º de janeiro de 2025, em uma sessão solene da Câmara Municipal, onde também será eleita a Mesa Diretora do Legislativo.
Veja abaixo a lista de vereadores eleitos e reeleitos para o mandato de 2025-2028:
1°Michel Carteiro (PV) – Eleito
2°Léo Márcio (SD) – Reeleito
3°Laecio Da Act (PDT) – Eleito
4°Maquivalda (PDT) – Eleita
5°Anderson Moratório (PRD) – Reeleito
6° Graciele Brito (UNIÃO) – Eleita
7° Leandro Chiquito (SD) – Reeleita
8° Érica Ribeiro (PSDB) – Eleita
9° Francisco Eloecio (PSDB) – Reeleito
10° Sargento Nogueira (AVANTE) – Eleito
11° Zé Do Bode (UNIÃO) – Reeleito
12° Tito Do Mst (PT) – Eleito
13° Elias Da Construforte (PV) – Reeleito
14° Alex Ohana (PDT) – Eleito
15° Zé da Lata (AVANTE) – Eleito
16° Sadisvan (PRD) – Eleito
17° Fred Sanção (PL) – Eleito
Sobre a Diplomação
A Justiça Eleitoral entrega os diplomas após o término das eleições, a apuração dos votos e o processamento dos resultados. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a diplomação nas eleições presidenciais, enquanto os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são responsáveis pelos cargos federais, estaduais e distritais. Já em eleições municipais, as juntas eleitorais têm essa competência. O diploma deve conter o nome do candidato, a legenda, o cargo ou a classificação como suplente, e outros dados opcionais. A Justiça Eleitoral não diploma candidatos com registro indeferido. O diplomado pode exercer o mandato enquanto o TSE não decidir sobre recursos contra a expedição do diploma. Em 1996, o TSE permitiu a diplomação por procurador e autorizou a alteração da data da diplomação em casos excepcionais.