Segurança pública é fortalecida com investimentos em tecnologia pelo Governo do Estado
Written by Henrique Gonzaga on 2 de setembro de 2025
Segurança pública é fortalecida com investimentos em tecnologia pelo Governo do Estado
Investimentos em Tecnologia para a Segurança no Pará
O Governo do Estado tem realizado, nos últimos anos, grandes aquisições de equipamentos de alta tecnologia para reforçar operações e ampliar a segurança da população. Entre eles estão drones, totens de monitoramento, câmeras corporais e de videomonitoramento, detectores de metal e computadores de alto desempenho.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, informou que o Governo adquiriu mais de 100 totens de segurança, incluindo os de autoatendimento à mulher, além de 3 mil câmeras corporais. Esses recursos auxiliam tanto a população quanto os agentes durante as abordagens, resultando em ações mais eficazes no combate à criminalidade e refletindo nos índices positivos de segurança do Estado.
Polícia Civil
A Polícia Civil recebeu equipamentos de inteligência que fortalecem investigações e operações. Recentemente, a Polícia Civil adquiriu 11 drones e mais de 10 workstations, computadores de alto desempenho voltados para tarefas que exigem grande capacidade de processamento
De acordo com o delegado-geral adjunto Temmer Khayat, o objetivo é aumentar a eficiência na elucidação de crimes e dar mais segurança e precisão às operações, fornecendo informações que permitam melhores resultados.
Polícia Militar
Entre 2019 e 2025, o Governo do Estado forneceu à Polícia Militar mais de 2 mil equipamentos, incluindo computadores, notebooks, tablets, conversores de fibra ótica, 600 câmeras corporais, quase 3 mil tasers e mais de 1 mil radiocomunicadores.
O comandante-geral, coronel Dilson Júnior, destacou ainda a aquisição de 50 drones termais, que auxiliam nas buscas em áreas de mata ou locais de difícil visibilidade, aumentando a segurança dos policiais e a eficácia das operações.
Polícia Científica
A Polícia Científica foi equipada com tecnologias avançadas, como scanner a laser 3D para reconstrução de locais de crime, flat scan para raio X de cadáveres, sonômetros, analisadores de metais (FTIR), detectores de compostos orgânicos (FID) e um sofisticado sistema de cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massa (MS/MS).
Para o diretor-geral Celso Mascarenhas, esses investimentos garantem maior robustez técnica aos laudos periciais, assegurando justiça com base em provas científicas qualificadas.
Sistema Penitenciário (SEAP)
Em 2024, a Secretaria de Administração Penitenciária recebeu mais de 500 câmeras corporais e pórticos detectores de metal, com investimento superior a R$ 15 milhões. Atualmente, os equipamentos já estão em uso em 17 unidades prisionais de diferentes municípios do Pará.
De acordo com o titular da pasta, coronel Marco Antônio Sirotheau, além de tornar o Pará um dos três estados do país a adotar essa tecnologia no sistema prisional, as câmeras corporais oferecem importante respaldo ao trabalho dos policiais penais e, consequentemente, contribuem para coibir irregularidades.
Vale ressaltar que a implementação desses dispositivos também reforça a transparência das operações e, ao mesmo tempo, protege tanto os profissionais quanto os custodiados.
Detran
O Departamento de Trânsito do Estado implantou a Central de Controle de Operações Viárias, conhecida como Sentinela, que atua no videomonitoramento das principais rodovias.
Conforme explica o coordenador de operações Ivan Feitosa, além de identificar veículos irregulares, a ferramenta monitora continuamente o fluxo viário e, consequentemente, previne situações de risco. Dessa forma, o sistema já contribuiu significativamente para a redução de infrações nas áreas cobertas.
Portanto, Vale destacar que a integração de tecnologia e monitoramento humano tem sido fundamental para os resultados positivos alcançados.
Corpo de Bombeiros
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) estruturou a Sala de Informações de Monitoramento de Desastres, da Defesa Civil Estadual. Logo, nesse espaço, a corporação utiliza plataformas digitais para emitir alertas sobre eventos extremos, como enchentes e tempestades. Dessa forma, os municípios recebem informações rápidas e conseguem adotar medidas imediatas para mitigar os impactos.
De acordo com o tenente Leonardo Santos, o objetivo é tornar o Pará uma referência no monitoramento e emissão de alertas preventivos.
Fonte: Agência Pará
ㅤ