Suspeito é detido pela Polícia por arrombar e furtar escritórios em Parauapebas
Written by Henrique Gonzaga on 24 de julho de 2025
Suspeito é detido pela Polícia por arrombar e furtar escritórios em Parauapebas
Prisão realizada pela Polícia Militar
Na noite da última terça-feira (23/07), a Polícia Militar de Parauapebas prendeu Marcelo Campos Reis, suspeito de praticar furto qualificado em escritórios de advocacia localizados na Rua D, bairro União. A equipe do Grupamento de Prevenção Ativa (G.P.A.), do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas (23° BPM), realizou a ação.
Crime registrado na madrugada
Nesse sentido, segundo informações repassadas pela autoridades, o crime ocorreu por volta das 3h da madrugada. Sendo assim, câmeras de segurança dos estabelecimentos flagraram o autor em ação, permitindo à PM iniciar diligências com base nas imagens.
Tentativa de Fuga e Captura
Desse modo, durante um patrulhamento nas imediações da Praça dos Metais, por volta das 20h10, os policiais avistaram um homem com as mesmas características do suspeito. No entanto, o suspeito desobedeceu à ordem de abordagem e tentou fugir, mas um soldado da equipe o interceptou na Rua 16, no bairro Maranhão. Posteriormente, os policiais o identificaram como Marcelo Campos Reis e, após a detenção, ele confessou ter cometido o furto.
Objetos apreendidos
Com ele, a polícia encontrou:
-
Um cheque de R$ 131 mil, emitido pela empresa Hidrautec Serviços e Componentes Ltda;
-
Um cartão bancário Black do Bradesco em nome da vítima;
-
Um cartão de vacinação do SUS;
-
Ferramentas utilizadas no crime;
-
Roupas pessoais;
-
Uma sacola laranja usada no furto;
-
Miniaturas de bonecos de anime.
Parte dos bens estava em construção abandonada
Parte dos objetos furtados já havia sido vendida, mas o restante foi localizado em uma construção abandonada na Rua C, bairro Maranhão. Em seguida, no local, a guarnição recuperou mochilas contendo ferramentas, um controle de portão eletrônico, moeda estrangeira, roupas e outros itens pessoais das vítimas.
Suspeito é detido e Conduzido
Logo, diante do flagrante e do risco de fuga, os policiais algemaram o suspeito e o conduziram à delegacia da 20° Seccional Urbana da Polícia Civil de Parauapebas, onde o autuaram em flagrante. Em seguida, a equipe registrou o caso por meio do Boletim de Atendimento Policial Militar (BAPM) e do Boletim de Ocorrência Policial (BOP).
O suspeito vai responder pelo crime de furto qualificado, previsto no artigo 155 do Código Penal, em razão de a ocorrência durante o período noturno e por se tratar de furto em local de trabalho, que é o escritório do advogado. Além disso, a justiça negou a fiança e encaminhou o suspeito para audiência de custódia, onde o juiz decidirá se manterá a prisão
Sendo assim, a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar outros possíveis envolvidos ou receptadores dos bens furtados.
Celular furtado usado para aplicar golpes
Além de itens menores, o suspeito furtou um celular utilizado pelo escritório para atendimento aos clientes. O suspeito usou o aparelho para tentar aplicar golpes em alguns clientes, passando-se pelo escritório para obter dinheiro de forma fraudulenta. Esse ato configura o crime acessório de estelionato, embora ainda não esteja claro se o próprio autor do furto cometeu essa fraude ou se terceiros tiveram acesso ao celular. A polícia militar recuperou o celular, o cheque e outros objetos menores furtados do escritório.
ㅤ