Current track

Title

Artist

Suspeito é Detido pela Polícia por Crime Ambiental na Palmares I, em Parauapebas

Written by on 16 de outubro de 2025

Suspeito é Detido pela Polícia por Crime Ambiental na Palmares I, em Parauapebas

Suspeito é Detido pela Polícia por Crime Ambiental na Palmares I, em Parauapebas

FOTO: Reprodução


Ocorrência e Local

Na tarde da última quarta-feira (15/10), por volta das 12h30, uma guarnição da Polícia Militar do Pará, pertencente ao 23° Batalhão de Polícia Militar (23° BPM) de Parauapebas, flagrou um caso de crime ambiental na Vila Palmares I, nas proximidades da estrada do antigo túnel da Vale.

Populares acionaram os militares para denunciar a derrubada ilegal de uma castanheira, espécie protegida por lei (Lei nº 6.895, de 1º de agosto de 2006).

Suspeito Flagrado e Abordagem

Ao chegar ao local, os policiais constataram a veracidade da denúncia e abordaram Valdemir da Silva, de 56 anos, que realizava o corte da árvore com uma motosserra da marca Stihl.

Durante a abordagem, o suspeito afirmou que “seu chefe iria acertar tudo depois”, sugerindo ciência da irregularidade e possível autorização informal para a derrubada.

Objetos e Veículo Apreendidos

Na ação, foram apreendidos:

  • Uma motosserra Stihl;

  • Uma caixa com diversas ferramentas;

  • Uma mochila com objetos pessoais;

  • Um celular Samsung preto;

  • Uma motocicleta Honda CG 150, de cor branca, utilizada pelo conduzido.

Deslocamento e Procedimentos

Os militares deixaram a madeira serrada no local por causa das dificuldades de acesso e da falta de comunicação via rádio ou telefonia móvel, já que não havia meios adequados para realizar o transporte do material.

Em seguida, um dos militares levou a motocicleta até a Delegacia de Polícia Civil da 20ª Seccional Urbana do Pará, em Parauapebas, onde as autoridades adotaram as medidas legais cabíveis.

Além disso, o relatório policial informa que o militar realizou o deslocamento sem capacete devido à falta do equipamento no local, adotando a medida de forma excepcional para garantir o cumprimento da ocorrência e preservar o bem apreendido.

Investigação

Sendo assim, Polícia Civil registrou o caso como crime ambiental e investiga as circunstâncias da ocorrência, além de apurar o possível envolvimento de outras pessoas na derrubada ilegal da árvore.

📱 – Siga a Arara Azul FM 96.9 nas Redes Sociais: Instagram / Whatsapp / Youtube


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist