Vale descarta fusões e aquisições e planeja dobrar produção de cobre
Written by Henrique Gonzaga on 29 de outubro de 2025
Vale descarta fusões e aquisições e planeja dobrar produção de cobre
Investimento visa atender demanda crescente do mercado global
A Vale, maior mineradora da América Latina, anunciou que não avalia, neste momento, novas fusões ou aquisições. Ao mesmo tempo, a empresa pretende duplicar sua produção de cobre, afirmou o presidente Gustavo Pimenta durante a Exposibram, um dos principais eventos do setor mineral na América Latina.
Vale foca no Crescimento da produção de cobre
O plano de expansão da produção de cobre da Vale parte da análise de que o mercado global do metal é restrito e complexo em termos de oferta, devido ao alto custo e ao longo prazo de implementação de novos projetos. Entretanto, a demanda pelo minério segue crescente, impulsionada principalmente pela eletrificação e pelo setor de veículos elétricos.
“Atualmente, a Vale produz 350 mil toneladas de cobre, e planejamos chegar a 700 mil toneladas, dobrando a produção”, explicou Pimenta durante o painel.
Cobre como ativo estratégico
Além disso, o cobre é componente essencial em praticamente todos os produtos ligados à eletrificação, como cabos, equipamentos de energia e veículos elétricos. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda global por cobre deve crescer cerca de 30% até 2040.
Além disso, o investimento em cobre também faz parte da estratégia de diversificação do portfólio da Vale. Ademais, o metal deverá ser classificado como “estratégico” no texto final da Política Nacional dos Minerais Críticos, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados.
Foco no desenvolvimento de ativos próprios
Sendo assim, em entrevista a jornalistas, Pimenta afirmou que o foco da Vale está no desenvolvimento de seus próprios ativos e não em fusões ou aquisições.
“Muita gente tem buscado M&A por não ter endowment minerário. No nosso caso, não precisamos disso. Temos um potencial mineral muito grande”, destacou o executivo.
ㅤ
Fonte: CNN Brasil
ㅤ
