Drone Bombeiro é apresentado em Parauapebas e reforça avanço tecnológico no combate a incêndios
Written by Henrique Gonzaga on 29 de outubro de 2025
Drone Bombeiro é apresentado em Parauapebas e reforça avanço tecnológico no combate a incêndios
Demonstração em Parauapebas
A UAVI, empresa brasileira especializada em soluções aéreas inteligentes para missões críticas, realizou nesta semana uma demonstração do seu inovador Drone Bombeiro para representantes do Corpo de Bombeiros e, futuramente, para a Vale S.A., na antiga Prefeitura de Parauapebas.
O equipamento, desenvolvido com tecnologia nacional e projetado para operações de alto risco, já está em uso por corporações de segurança em estados como Amazonas, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.
Potência e capacidade operacional
De acordo com Arthur Gomes, representante da UAVI, o drone tem investimento estimado entre R$ 600 mil e R$ 700 mil por unidade.
“É uma aeronave com capacidade para transportar até 100 quilos de carga e foi projetada para atuar diretamente acoplada ao caminhão dos bombeiros, realizando o combate aéreo a incêndios”, explicou.
Autonomia e versatilidade
Nesse sentido, o drone possui autonomia de voo de até 20 minutos e, além disso, pode operar a até 40 metros de altura com mangueira padrão de 1 polegada. Por outro lado, quando acoplado a uma mangueira de 2,5 polegadas para operações que exigem maior vazão ou por meio de extensão hidráulica, ele pode atuar em alturas de até 100 metros.
O equipamento oferece modularidade por meio de diferentes payloads, adaptando-se a variados tipos de ocorrência, desde incêndios urbanos e industriais até áreas florestais.
Tecnologia nacional de referência
Além disso, sediada no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), a UAVI se consolidou como referência nacional em tecnologia aérea aplicada à segurança pública, defesa civil, infraestrutura, agronegócio e logística. Sendo assim, com foco nacional, a empresa desenvolve projetos customizados para órgãos públicos e instituições estratégicas do país.
“Estamos falando de uma solução que já está em operação há meses em diferentes batalhões. Viemos demonstrar para os bombeiros locais e também para a Vale, onde temos outros projetos em andamento”, ressaltou Arthur Gomes.
Inovação a serviço da vida
Dessa forma, com tecnologia embarcada nacional, inteligência de dados e alta performance operacional, a UAVI se posiciona como protagonista na nova era do uso de drones no Brasil, cumprindo assim a missão de salvar vidas, otimizar operações e impulsionar a inovação com independência tecnológica.
Operação regulamentada e de alta segurança
Além disso, a UAVI reforça que o uso de drones no Brasil exige registro e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), vinculada ao Ministério das Comunicações, e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), conforme normas nacionais.
Todos os equipamentos da empresa são projetados para operação segura em ambientes urbanos, com manutenção regular realizada por equipe especializada. No entanto, apesar da robustez, a fabricante ressalta que condições climáticas extremas podem exigir ajustes ou restringir temporariamente o uso.
Programa oficial para uso de drones
A demonstração ocorre, portanto, um mês após a Prefeitura de Parauapebas sancionar a Lei nº 5.584/2025, que institui o Programa “Drones para Segurança e Fiscalização”, representando assim um passo estratégico rumo à modernização no município.
O programa prevê o uso de drones com câmeras térmicas e inteligência artificial para:
-
Monitoramento aéreo de áreas com alto índice de criminalidade;
-
Apoio a buscas e resgates em matas e áreas de rios;
-
Suporte à Guarda Municipal (GCM) e à Defesa Civil em emergências;
-
Segurança em grandes eventos e controle de multidões;
ㅤ