Current track

Title

Artist

Governo do Pará entrega Policlínica/Natea Carajás e deve atender 17 municípios da região.

Written by on 7 de abril de 2025

Governo do Pará entrega Policlínica/Natea Carajás e deve atender 17 municípios da região.

O evento contou com a presença do governador e vice-governadora que ainda visitaram as obras do Hospital Materno-Infantil | Foto: Agência Pará


Investimentos em saúde pública no Pará

O Governo do Pará, nesse contexto, segue com seu compromisso de investir e modernizar a saúde pública em todo o Estado, promovendo, assim, qualidade de vida e esperança para os paraenses.

Dessa maneira, em uma manhã marcada por celebrações, a cidade de Marabá, no sudeste paraense, recebeu, no sábado (5/04), um presente especial em comemoração ao seu 112º aniversário: a entrega da Policlínica/Natea Carajás Miguel Chamon.

O evento, por sua vez, contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e da vice-governadora, Hanna Ghassan (MDB). Na ocasião, esta última foi homenageada com o título de cidadã marabaense.

Visita ao Hospital Materno-Infantil

Além da inauguração da Policlínica, os representantes do governo também aproveitaram a agenda oficial na cidade para visitar as obras de construção do Hospital Materno-Infantil, que, até o momento, já alcançaram 46% de execução.

Na mesma oportunidade, o governador anunciou que a entrega da unidade está prevista para o ano de 2026, integrando, assim, as comemorações do 113º aniversário do município.

Serviços ofertados pela Policlínica Carajás

A Poli Marabá vai oferecer, por ano, cerca de 575 mil serviços à população da Região de Interação Carajás, que, por sua extensão, deve alcançar 17 municípios. Além disso, a unidade garantirá a assistência em mais de 30 especialidades médicas e não médicas e, consequentemente, gerará mais de 220 postos de empregos diretos e indiretos.

Modernização e estrutura

“Hoje nós temos o privilégio de abrir as portas da Policlínica de Marabá, uma estratégia de saúde no atendimento clínico, exames, consultas, com especialidades médicas que acelerarão o acesso a esses serviços para a cidade de Marabá, mas também para toda a região sudeste. Estamos falando, portanto, de um equipamento que traz mais de 30 especialidades médicas, além do que há de mais moderno no diagnóstico de imagem, com equipamentos de ressonância, tomografia, mamografia e densitometria óssea. Portanto, temos todos os equipamentos necessários para viabilizar as consultas e, de imediato, gerar o diagnóstico e fazer o tratamento”, afirmou o governador Helder Barbalho.

Atendimentos mensais e exames

O chefe do executivo paraense também destacou que, com essa estrutura, serão ofertados, em média, 10 mil atendimentos ao mês, tanto nas especialidades quanto no Natea. Além disso, a unidade contará com a realização de 34 mil exames, o que representa um salto significativo na capacidade de atendimento especializado da região.

Expansão das Policlínicas pelo Estado

Helder Barbalho, por sua vez, lembrou da estratégia de ampliação das Policlínicas no Estado:

“nós já temos outras Policlínicas em funcionamento, como no Sudeste, em Tucuruí; no Nordeste, em Capanema e Bragança; e na Metropolitana de Belém, na capital”.

Além disso, o governador destacou que novas unidades estão em construção em outras regiões, como, por exemplo, na cidade de Santarém, cuja inauguração está prevista ainda para este semestre, assim como as unidades em Altamira e Breves, no Marajó.

Dessa maneira, o Estado caminha para ter Policlínicas em todas as regiões do Pará, especialmente aquelas que mais necessitam de apoio, uma vez que enfrentam dificuldades com a transferência de pacientes que precisam de diagnóstico clínico em áreas distantes de suas cidades de origem.

Parcerias e funcionamento imediato

O governador também fez questão de agradecer o empenho das Secretarias de Obras e de Saúde Pública (Sedop e Sespa), bem como a presença dos deputados, vereadores e prefeitos que participaram do evento.

Além disso, ele anunciou:

“A partir de segunda-feira, já estaremos em funcionamento. Ontem, a vice-governadora esteve visitando o Programa Por Todas Elas, e essas mulheres serão direcionadas para a Policlínica. Quero, ainda, cumprimentar os profissionais de saúde e o prefeito de Marabá, Toni Cunha (PL). Este espaço deve dialogar com as demandas das Prefeituras da região para, por meio da Regulação, encaminhar as pessoas da porta de entrada das unidades básicas, dando continuidade ao tratamento e ao diagnóstico”.

Por fim, o governador ressaltou a importância da nova estrutura:

“É importante todos saberem que Marabá ganha o que há de maior excelência no atendimento clínico e de diagnóstico em saúde de todo o Brasil, que agora chega ao município”, concluiu.

Compromisso com a saúde da população

“Estamos muito felizes em entregar mais um importante equipamento para os moradores de Marabá no dia do aniversário de 112 anos da cidade. A entrega da Policlínica reforça, mais uma vez, o compromisso do Governo do Estado com a saúde da população paraense”, destaca a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

Atendimentos e especialidades

A Policlínica Carajás promete, sem dúvida, revolucionar os serviços de saúde na região com mais de 575 mil atendimentos anuais. Entre eles, estão previstos mais de 90 mil consultas médicas.

O secretário adjunto Sipriano Ferraz fez questão de ressaltar a importância da unidade para a região. “Os 112 anos de Marabá marcam um momento histórico não apenas para o município, como também para toda uma região que ansiava por melhorias na saúde pública. Com a entrega da Poli Natea Carajás, a população ganha 30 especialidades médicas, além do Natea, que fomenta o respeito e a inclusão”, frisou.

Especialidades médicas ofertadas

A unidade oferecerá mais de 30 especialidades médicas. Entre elas, estão alergologia adulto e pediátrica, anestesiologia, cardiologia geral, pediátrica e pré-operatória rápida, dermatologia, endocrinologia geral e pediátrica, gastroenterologia geral e proctologia.

Além disso, a Poli Carajás contará também com consultas de pediatria, ginecologia, hematologia geral e pediátrica, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia geral e pediátrica, neurologia clínica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Infraestrutura e exames especializados

“A Policlínica/Natea conta com um espaço moderno, com diversas especialidades médicas e exames. A população poderá, portanto, acessar os serviços por meio da regulação do município, sendo devidamente encaminhada pelas Unidades Básicas de Saúde”, explicou Joabe Lopes, diretor executivo da Policlínica Carajás.

Além disso, a unidade disponibilizará procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade, bem como exames laboratoriais e de imagem, a exemplo de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, entre outros.

Atendimento especializado pelo Natea

Nesse contexto, o Núcleo de Atenção aos Transtornos do Espectro Autista (Natea) oferecerá atendimento especializado a crianças, jovens e adultos, contemplando, entre outras áreas, neuropediatria, pediatria, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, assistência social e pedagogia. Além disso, os pacientes contarão com sessões multiprofissionais, cuidadosamente estruturadas para promover o desenvolvimento integral e a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com Neyelle Lacerda, coordenadora da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo,

“entregamos o sexto Natea do estado aqui na região de Carajás, um importante avanço na promoção de atendimento especializado para pessoas com autismo. Vale destacar que este novo espaço foi planejado para oferecer um suporte abrangente e qualificado, com capacidade para atender, em média, 300 pessoas por mês”, enfatizou.

Abrangência regional

A unidade, por sua vez, prestará atendimento à população de 17 municípios da Região de Carajás, a saber: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

 

Fonte: Agência Pará


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Current track

Title

Artist