Suspeito é detido por Tráfico de Drogas e Posse Ilegal de Arma de Fogo em Parauapebas
Written by Henrique Gonzaga on 10 de outubro de 2025
Suspeito é detido por Tráfico de Drogas e Posse Ilegal de Arma de Fogo em Parauapebas
Operação do GPA resulta em prisão de suspeito
Na manhã da quinta-feira (9/10), por volta das 10h30, uma operação do Grupamento de Prevenção Ativa (G.P.A.) do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas (23° BPM), vinculado ao Comando de Policiamento Regional XIV (CPR XIV), resultou na prisão de um homem identificado como Wilson da Costa Pantoja, conhecido pelo apelido “Pop”, suspeito de integrar a facção criminosa PCC.
Os policiais prenderam Wilson da Costa Pantoja pelos crimes de tráfico de entorpecentes e posse ilegal de arma de fogo.
Denúncia e abordagem
Segundo informações repassadas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), “Pop” estaria comercializando entorpecentes e portando arma de fogo em uma residência localizada na Rua São Jorge, em Parauapebas.
Ao chegarem ao endereço, os policiais foram recebidos por Leana Soares de Freitas, irmã da ex-companheira do suspeito, que autorizou a entrada da equipe. A mulher relatou que o acusado havia feito uma cópia da chave da casa sem permissão e que não era bem-vindo no local, pois sua ex-companheira havia se mudado de cidade após sofrer ameaças dele.
Sendo assim, durante as buscas, o suspeito foi encontrado dentro do imóvel. Portanto, na revista pessoal, os policiais apreenderam um celular da marca Realme. Em seguida, os policiais questionaram o acusado sobre a presença de drogas, e ele indicou uma sacola escondida em uma gaveta da cozinha, onde os agentes encontraram:
-
14 embalagens contendo crack;
-
5 embalagens de maconha;
-
3 munições calibre .38;
-
1 balança de precisão.
Segunda diligência e apreensão de arma
Posteriormente, durante a ação, o suspeito revelou que possuía uma arma em outra residência, situada na Rua Clara Nunes, no bairro Da Paz. Em seguida, ao chegar ao endereço informado, os policiais encontraram:
-
23 embalagens de maconha;
-
3 embalagens de crack;
-
3 embalagens de cocaína;
-
1 balança de precisão;
-
R$ 184,00 em dinheiro;
-
1 revólver calibre .38, marca Taurus, com cabo emborrachado.
Condução e procedimentos
Logo, diante disso, os policiais detiveram Wilson da Costa Pantoja (vulgo “Pop”) e o conduziram à Delegacia de Polícia Civil da 20° Seccional Urbana de Parauapebas, onde o autuaram pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
Em seguida, a equipe apresentou todo o material apreendido à autoridade policial, que deu prosseguimento aos procedimentos cabíveis.
ㅤ